Entretenimento

A história do FC Barcelona

Barcelona estádio
0

Em 1899 a história do futebol mudou para sempre. Isso porque foi nesse ano que o time Barcelona foi criado! Assim, chamado de Barça por muitos, o clube de futebol firmou sua posição como um dos maiores do mundo atualmente. Mas, para entender aonde o clube chegou, é importante saber de onde ele vem. 

Origem do FC Barcelona

Barcelona futebol

Wikimedia Commons

Um grupo de futebolistas ingleses, catalães e suíços fundaram o time em 1899. Mas, os créditos vão, principalmente, para Joan Gamper, um suíço que decidiu introduzir o futebol em Barcelona e que colocou um anúncio no jornal Los Deportes declarando esse desejo.

Então, a data oficial da fundação é de 29 de novembro de 1899, quando onze jogadores participaram de uma reunião no Ginásio Solé. Eram eles Walter Wild, Lluís d’Osso, Bartomeu Terradas, Otto Kunzle, Otto Maier, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Puyol, Josep Llobet, John Parsons e William Parsons.

Dessa forma, o Futebol Clube Barcelona nasceu, com origens cosmopolitas, totalmente ao contrário do que exaltam mais tarde. O nome, em inglês, reflete a influência inglesa na fundação do time e na introdução do esporte em Barcelona.

Caracterização

As cores também tiveram influência externa e, segundo a lenda, Gamper se inspirou no Basel, time da Suíça em que havia jogado. Originalmente, as cores eram vermelho e azul, sendo que o vermelho acabou sendo substituído pelo grená, cor que o desenhista do escudo tinha em mãos. 

Início do Barcelona

Só 3 anos depois, em 1902, o time ganhou o primeiro troféu: a Taça Macaya. Eles também disputaram sua primeira final de Taça do Rei, perdendo de 2 a 1 para o Bizcaya. O fundador, Joan Gamper, só se tornou presidente do clube quase uma década depois, em 1908, quando o clube estava à beira da falência e sem ganhar nada desde o Campeonato da Catalunha, de 1905. 

Gamper venceu as eleições em mais cinco ocasiões, sendo presidente por 25 anos. Uma de suas ações foi a conquista de seu próprio estádio, em 1909. Em 15 de março desse ano, a equipe se mudou para o Carrer Indústria, um estádio que tinha capacidade para oito mil pessoas. Assim, a ideia era atrair um público maior, fortalecendo o clube, o que deu certo.

Em 1910, a rivalidade com o Real Español ganhou destaque e eles dividiram conquistas do Campeonato Catalão, com o Barcelona ganhando cinco e os rivais ganhando três. Ao mesmo tempo, o Barça ganhou três Taças do Rei, em 1912, 1913 e 1920, se firmando cada vez mais e ganhando torcedores. Dessa forma, esse aumento progressivo foi o que possibilitou a mudança para o Les Corts, com capacidade para 22 mil torcedores.

Legado político

Estádio FC Barcelona

Barcelona Tourist Guide

Mas, tiveram turbulências políticas quando a torcida vaiou o hino da Espanha em protesto contra a ditadura de Primo de Rivera. O clube foi penalizado, com isso, foi fechado por seis meses e Gamper teve que renunciar ao cargo. Com o tempo, conseguiram se recuperar, superaram os desafios e tiveram esse momento importante marcado em sua história.

Na década de 30, sofreram com muita instabilidade em um período de conflito político, como o assassinato do presidente Josep Sunyol, que era de esquerda, assim, nacionalistas ligados ao General Franco transformaram-no em alvo.

Isso marcou a perseguição do time e, durante a Guerra Civil Espanhola, o General Franco proibiu manifestações culturais que não fossem castelhanas, o que se estendeu à língua catalã. Logo, mudaram o nome para Club de Futebol Barcelona.

O escudo, que era parecido com a bandeira da Catalunha, mudou-se para uma alusão à bandeira Espanhol. Durante a era franquista, poucos lugares eram seguros o suficiente para falar catalão, sendo que o estádio do Barcelona era um desses. 

Dessa forma, o time se reestruturou após a guerra civil e, hoje, acumula milhões de torcedores, destacando ainda mais toda sua história de luta.

Fonte: Barcelona Tourist Guide

Jovem recusa US$ 5 mil de Elon Musk para parar de monitorar voos

Artigo anterior

A rotina de Whindersson Nunes como lutador

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido