Entretenimento

10 fatos curiosos e interessantes sobre o futebol

0

No dia 19 de julho é comemorado, no Brasil, o dia nacional do futebol. Essa data foi escolhida, em 1976, por ser o dia de criação do clube mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, tradicional clube do Rio Grande do Sul, que iniciou suas atividades em 19 de julho de 1900.

Para celebrar essa data destinada a um dos esporte mais amado pelos brasileiros e que é capaz de juntar classes, nações e gerações, separamos uma lista com fatos curiosos e interessantes sobre a história do futebol, que pode ser considerado o esporte que mais tem apaixonados por todo planeta.

10 fatos curiosos e interessantes sobre o futebol mundial

Foto: Reprodução

10. A primeira Copa do Mundo aconteceu na América do Sul

Em 1930 foi realizada a primeira copa do mundo, sendo sediada pelo Uruguai.  Na ocasião, o país sede acabou levando a melhor e sendo campeão mundial, a despeito da Argentina. Desta forma, o Uruguai foi consagrando o primeiro campeão da copa do mundo.

9. Só um país disputou todas as Copas

O Brasil é o único país que teve participações em todas as edições de copas do mundo já realizadas. Ao todo somam-se 19 participações. Outro fato interessante envolvendo o Brasil é que a seleção brasileira é a maior campeã do futebol masculino, tendo ganhado 5 vezes o mundial.

8. Manto da padroeira do Brasil

Em 1958, o Brasil já usava o uniforme na cor amarela, conhecido como a famosa camisa “Canarinho”. No jogo contra a Suécia, as cores dos dois times se repetiram. Ou seja, tanto Brasil quanto Suécia jogavam com o uniforme na cor amarela. Por esse motivo, então, foram criada as camisas azuis. A cor do uniforme foi escolhida em referência à do manto de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil.

7. Bola feita com bexiga de boi

Em 1884, Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola a rolar nos campos de futebol brasileiro. A matéria-prima usada era de origem animal. Já em 1958, a bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha. Em dias chuvosos os campos acabam ficando cheio de lama e as bolas, ainda feitas de couro, se enchiam de água e acabavam dobrando seu peso.

Só em 1994 que as bolas começaram a ficar mais leves, graças à presença de polímeros. O poliuretano (altamente durável e leve) foi usado como revestimento e, nas camadas internas se empregou o poliestireno. Foi chutando um bola feita com este material que o Brasil conseguiu chegar ao Tetracampeonato.

6. Os números nas camisas

Em jogos oficiais,  a primeira vez que se utilizaram numerações nas camisas dos jogadores de futebol foi no ano de 1933, em uma final da FA CUP entre os times Everton e Manchester City. Este marco histórico na história do futebol mundial aconteceu, mais especificamente, no dia 29 de abril de 1933. Na ocasião, um clube numerou as camisas de 1 a 11 e o outro de 12 a 22.

Já no Brasil, os números começaram um pouco mais tarde, tendo início apenas em 1947. A FIFA demorou um pouco mais a aceitar a novidade em suas regras gerais. A primeira copa do mundo com identificação aconteceu em 1950, com a intenção de que a numeração facilitasse a identificação dos jogadores para os narradores.

5. Primeiro clube de futebol do Brasil

O primeiro clube de futebol do Brasil foi o São Paulo Athletic Club, criado por colonos ingleses no ano de 1888. Porém, o clube mais antigo e que ainda está em atividade no Brasil até hoje é o Sport Club Rio Grande, fundando em 19 de julho de 1900. Com a intenção de homenagear o clube mais antigo, e que ainda está em atividade, a data de criação do time foi selecionada como Dia Nacional do Futebol.

4. Maior público já registrado

Nas eliminatórias da copa de 1970, aconteceu um jogo entre Brasil e Paraguai. Os times foram responsáveis pelo maior público já registrado na história de um jogo de futebol, com um público de 183.341 pagantes em uma única partida de futebol no Brasil. O jogo aconteceu em 31 de agosto de 1969, no estádio do Maracanã, localizado no Rio de Janeiro.

3. A Rainha do Futebol

O jogador Pelé é considerado o Rei do futebol brasileiro. Todavia, as mulheres também merecem um título à altura. A maior jogadora do mundo chama-se Marta Vieira da Silva (Marta), ela foi eleita a melhor jogadora do mundo por 6 vezes, ela e o jogador Lionel Messi são os jogadores com maior número de prêmio de Melhores do Mundo.

2. Quem ganhou os maiores títulos

O brasileiro Ronaldinho Gaúcho, conhecido como o ”Rei dos Dribles”, é o único jogador da história do futebol a conseguir ser campeão da Copa do Mundo, Liga dos Campeões e Libertadores, além de ser eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Ronaldinho Gaúcho, com 13 anos, conseguiu marcar 23 gols em apenas uma partida, sendo este o momento em que ficou amplamente conhecido.

1. Pernas tortas

Garrincha, considerado uns dos maiores dribladores de todos os tempos, Ídolo da Seleção Brasileira e do Botafogo e eterno camisa 7, tinha uma coluna deformada, pernas arqueadas e uma perna de 6 cm maior do que a outra.

Fonte: Diário do Estado

8 formas de aumentar os hormônios que fazem você ficar mais feliz

Matéria anterior

O que é esse cubo misterioso visto no outro lado da lua?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications