Curiosidades

A história do homem que viveu durante anos em shopping

0

No começo dos anos 2000, o jovem artista Michael Townsend teve uma experiência um tanto curiosa. Ele escolheu habitar, secretamente, uma sala de um shopping da cidade de Providence, em Rhode Island (Estados Unidos).

De acordo com o tabloide Daily Star, Michael descobriu o espaço camuflado durante a corrida diária, no ano de 1999. Porém, somente após quatro anos, em 2003, o artista recebeu o incentivo para concretizar o projeto de morar no shopping.

“Durante a temporada de Natal de 2003–2004, anúncios de rádio para o Providence Place Mall [nome do shopping] apresentavam uma voz feminina entusiasmada falando sobre como seria ótimo se pudéssemos morar no shopping”, disse Michael em texto publicado em um site pessoal. “O tema central era que o shopping não apenas proporcionava uma rica experiência de compra, mas também tinha todas as coisas que alguém precisaria para sobreviver e levar uma vida saudável”, acrescentou.

Espaço em desuso

Foto: R7

Depois de chegar na sala secreta do shopping, Michael descobriu que ela seguia em desuso. Isso teria-o encorajado a montar uma espécie de apartamento e chamar sete amigos para morar com ele no local.

“O novo plano não era apenas morar no shopping por apenas uma semana”, escreveu. “Agora era simplesmente morar no shopping.”

De acordo com o canal NBC, o local tinha 750 metros quadrados, e os novos moradores construíram uma parede de concreto e uma porta de serviço comum, que servia para esconder a sala de olhares exteriores.

O local estava cheio de entulhos e sobras de cabos, por isso o grupo de amigos removeu os restos de materiais do espaço abandonado, escondendo-os em suas mochilas e saindo livremente da sala secreta.

O apartamento

Durante os quatro anos, entre os diversos itens levados até lá, o “apartamento” possuía sofá, cristaleira e até um Playstation 2 , que teria sido furtado após uma invasão.

Além disso, Townsend tinha planos para terminar uma cozinha, instalar piso de madeira e adicionar um segundo quarto.

No entanto, o local não tinha água encanada, o que precisou ser compensado usando os banheiros do próprio shopping.

Os moradores do “apartamento” também faziam um revezamento entre eles, com isso, cada um morava na sala secreta por mais de três semanas de cada vez.

Motivo da invasão era “entender mais o shopping”

Foto: MSN Notícias

O projeto só chegou ao fim após os seguranças encontraram o esconderijo logo após a chegada de um artista visitante de Hong Kong, inclusive, eles foram acusados pelos moradores pelo arrombamento e furto citados acima. Michael e a ex-esposa assumiram a culpa pelo ato, tirando a responsabilidade do resto do grupo.

Townsend insistiu que “todo o esforço foi feito por compaixão para entender mais o shopping e a vida como um comprador”. No entanto, o seu projeto de arte acabou fazendo ele ser condenado, em 2007, por invasão de propriedade e ser banido do estabelecimento por toda a vida. A sentença foi cumprida em liberdade condicional. 

Mesmo com toda a confusão, um porta-voz do shopping à época se mostrou admirado com a proposta: “Fiquei surpreso com o que ele conseguiu realizar”, declarou à NBC. “Mas o que ele fez foi claramente criminoso. O shopping é propriedade privada.”

Além disso, Michael já afirmou que apesar das consequências, a experiência deixou saudade: “Realmente gostaria de poder voltar”, desejou o artista, conforme reportado pelo Daily Star. 

Para quem deseja saber mais detalhes da história e sobre o local no shopping em que o grupo morava, o canal do YouTube Be Amazed fez uma reconstituição do projeto de Michael. Veja o vídeo abaixo:

Apesar de o caso ser incomum, outros casos similares já aconteceram nos Estados Unidos, como uma família que encontrou um desconhecido morando no sótão da casa.

Fonte: R7

Pinguim imperador entra para lista de animais em extinção

Artigo anterior

Quantos anos o atores de Chaves tinham quando gravaram o seriado?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido