EntretenimentoLendas Urbanas

A maldição da Tereza Bicuda

0

Como um bom brasileiro, certamente você já ouviu falar de pelo menos uma lenda urbana, já que elas fazem parte da cultura de diversas partes do país. Essa aqui se trata da lenda da Tereza Bicuda, uma famosa história originária do interior de Goiás, na cidade de Jaraguá. 

A mulher que se chamava Tereza tinha grandes lábios e, por esse motivo, ganhou o adjetivo “Bicuda”. Ela era extremamente violenta com a mãe, uma senhora já de idade, que apanhava dela várias vezes por dia e era acorrentada. Além disso, obrigava a mulher a pedir dinheiro nas ruas e, por fim, fez o impensável: colocou um freio de cavalo na boca de sua mãe para montar nela pela cidade. As duas moravam em uma famosa rua do município chamada Rua das Flores. Os vizinhos constantemente reclamavam de Tereza por conta de seu mau comportamento.

Assombração

Sendo assim, com tanto sofrimento, a mãe de Tereza adoeceu e morreu, mas antes a excomungou. Após isso, Tereza Bicuda ficou ainda mais atormentada do que já era. Saía pela cidade gritando diversas baixarias e bebia muito. Jaraguá era um lugar extremamente religioso e a mulher era uma das únicas do local que nunca ia à igreja. Isso era considerado muito grave na época e muitos achavam que ela estava possuída por um demônio. Certo dia, Tereza Bicuda morreu de causas desconhecidas e foi enterrada no cemitério da cidade.  

Contudo, os moradores da Rua das Flores começaram a relatar que todo dia, à meia noite, o fantasma de Tereza vagava pelo lugar gritando. Era possível ouvir ela batendo em sua mãe, do mesmo jeito que fazia quando ainda era viva. Dessa forma, os jaraguenses resolveram enterrá-la próxima à Igreja do Rosário, um lugar construído por escravos e que recebia as pessoas mais pobres. De nada adiantou, o fantasma continuava a atormentar todos. 

Maldição 

Igreja do Rosário, onde Tereza foi enterrada. Foto: Lucas Araújo.

Em uma última tentativa, a população resolveu colocar o seu corpo na serra de Jaraguá. Tereza Bicuda parou de ir à cidade, no entanto, bem acima de onde ela foi enterrada, nasceu um pé de caju assombrado! Reza a lenda que qualquer pessoa que ousar pegar o fruto da árvore, é amaldiçoado e atacado por um enxame de abelhas que lá existe. Afinal, o fantasma da Bicuda também assombra a serra em noites de lua cheia e há vários relatos de moradores que ouviram e até foram perseguidos pela assombração. Segundo as histórias, os lábios grossos de Tereza vão sorrir e ela fará com você a mesma coisa que fez com a mãe: montará como em um cavalo e te obrigará a fazer as vontades dela. 

Atualmente, se você for até à cidade, conseguirá ver todos os pontos citados na lenda, desde a Rua das Flores até a igreja e a serra. Não há um jaraguense que não conheça e afirme que a lenda seja real! No entanto, é difícil, de fato, comprovar essa veracidade.

Os lugares mais misteriosos do mundo

Artigo anterior

Bandeirantes: heróis ou vilões?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido