Curiosidades

A matemática foi inventada pelos humanos ou ela é parte fundamental da existência?

0

Estamos há tanto tempo vivendo com a matemática, que é difícil imaginar a vida sem ela, e isso também vale para aqueles que não são muito bons em contas numéricas. Isso porque a matemática está em tudo a nossa volta. Dessa forma, muitos já se perguntaram: como surgiu a matemática? Ou ainda, de onde ela veio?

Várias pessoas acreditam que a matemática é uma invenção do ser humano. Nessa teoria, ela seria como uma linguagem podendo descrever coisas reais no mundo, mas não “existe” fora da mente das pessoas que a usam.

Contudo, a escola de pensamento pitagórica da Grécia antiga tinha uma outra visão. Eles acreditavam que a realidade é fundamentalmente matemática. Agora, mais de dois mil anos depois, os filósofos e físicos estão começando a levar essa ideia a sério.

Estudo

Um novo estudo argumentou que a matemática é um componente essencial da natureza que dá estrutura para o mundo físico.

Um exemplo disso é o motivo pelo qual as abelhas produzem favos hexagonais. Segundo a conjectura do favo de mel em matemática, os hexágonos são a forma mais eficiente de alinhar o avião. E se o objetivo é cobrir totalmente uma superfície usando ladrilhos de formato e tamanho uniformes, os hexágonos são a forma a se  usar.

De acordo com Darwin, as abelhas evoluíram para usar essa forma porque ela produz quantidades maiores de células para armazenar o mel para o menor gasto de energia na produção da cera.

Essa conjectura foi proposta, pela primeira vez, na antiguidade. Mas apenas em 1999 que o matemático Thomas Hales a provou.

Exemplo

Outro exemplo são essas duas subespécies de cigarras periódicas norte-americanas que vivem a maior parte de suas vidas no solo e a cada 13 ou 17 anos elas surgem em grandes enxames durante duas semanas.

A pergunta é: por que 13 e 17 anos e não outra periodicidade? Uma das explicações fala que esses números são números primos. E como as cigarras tem vários predadores que também vivem no solo, elas precisam sair quando seus predadores estiverem dormindo.

E com predadores, supostamente, com ciclos de vida de 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 anos qual é a melhor forma de evitá-los? Quando a cigarra com ciclo de vida de 13 anos sai do solo nenhum dos seus predadores também sairá. E a mesma coisa vale para as de 17 anos.

Possibilidade

O que sugere que as cigarras evoluíram para explorar esses fatos básicos sobre os números. E se se procurar mais exemplos eles não serão difíceis de serem encontrados.

Portanto, se a matemática  explica tantas coisas que vemos ao nosso redor, então é improvável que seja algo criado pelo ser humano. A hipótese é que os fatos matemáticos foram descobertos, não somente pelos humanos, mas também por várias outras coisas.

Fonte: https://www.sciencealert.com/was-math-always-here-wild-new-paper-puts-spin-on-an-ancient-pythagorean-idea

Rover Curiosity tirou uma foto impressionante de Marte

Matéria anterior

Essas restaurações de obras de arte deram muito errado!

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos