Curiosidades

Rover Curiosity tirou uma foto impressionante de Marte

0

Em suma, desde que o homem foi à lua as expedições e explorações do espaço sempre pairaram a humanidade. Ademais, os humanos sonham em ir para Marte, praticamente desde quando o planeta foi descoberto. Mesmo com todas as expedições, ainda se sabe muito pouco sobre Marte. Ele é o segundo menor planeta do sistema solar, tendo apenas 10% da massa da Terra. O planeta também tem a montanha mais alta conhecida de todo o sistema solar.

Em suma, o rover Curiosity, da NASA, tem explorado Marte desde 2012. Ele foi feito para explorar a cratera Gale no Planeta Vermelho. E seu objetivo era investigar o clima e a geologia marciana. Também avaliar se o lugar já tinha, em algum momento, tido condições favoráveis à vida microbiana. Além também de ver a influência da água no local.

Em teoria, a missão dele duraria dois anos, mas ela já dura quase oito anos. Enfrentando várias tempestades, ficando coberto de poeira, tendo um curto-circuito e passando por várias dificuldades, o rover ainda aguenta e está rodando pelo planeta vermelho. Ainda bem que não se parou a missão do rover depois dos dois anos. Porque ele ainda está fazendo descobertas incríveis.

Imagem

E felizmente para a maioria das pessoas que nunca pisarão em Marte, se pode ver como é o planeta através dos rovers e seus olhos robóticos. Como por exemplo, essa nova imagem capturada pelo Curiosity que foi aprimorada pela equipe da missão aqui na Terra. A imagem realmente transmite a sensação de um planeta selvagem e inexplorado que pode se sentir em Marte.

“O rover Curiosity da NASA capturou uma imagem notável de sua posição mais recente no lado do Monte Sharp de Marte. A equipe da missão ficou tão inspirada pela beleza da paisagem que combinou duas versões das imagens em preto e branco de diferentes momentos do dia e adicionou cores para criar um raro cartão postal do planeta vermelho”, informou um post no site do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA.

O rover capturou essa imagem no dia 16 de novembro, data da sua viagem mais recente. Em seus pontos de parada, o Curiosity sempre captura um panorama 360° de baixa resolução dos seus arredores.

Quando esse panorama recente foi enviado ao nosso planeta, a equipe do rover decidiu que ela precisava ser capturada na maior resolução possível. O Curiosity capturou as duas imagens separadas às 20h30 e 16h10 no horário de Marte.

Marte

Elas foram enviadas para a Terra e a equipe as juntou e adicionou cores para destacar como as diferentes condições de luz em diferentes horários do dia realçam as características da paisagem.

O azul representa a luz da manhã, o laranja representa a tarde, e onde as duas cenas foram combinadas, a equipe tingiu a imagem de verde. No centro da foto se vê o Monte Sharp, o pico de 5,5 quilômetros no centro da cratera onde o Curiosity subiu um pouco.

Além disso, o campo de areias onduladas chamado Sands of Forvie também pode ser visto a meia distância. E as colinas  arredondadas intrigantes à direita do centro foi onde o rover explorou em agosto desse ano.

E mais à direita está a formação Montanha Rafael Navarro, em homenagem a Rafael Navarro. Ele era um dos cientistas da missão Curiosity que ajudou na identificação de compostos orgânicos em Marte e infelizmente faleceu no começo de 2021.

Atualmente em Marte estão os rovers Curiosity e Perseverance. Eles estão explorando diferentes terrenos no planeta vermelho. E suas observações complementares continuarão a melhorar a compreensão de um planeta tão parecido e ao mesmo tempo tão diferente da Terra.

Fonte: https://www.sciencealert.com/this-picture-of-mars-from-the-curiosity-rover-is-so-beautiful-we-could-cry

Esse ancestral humano andou como nós, mas escalou como macaco

Matéria anterior

A matemática foi inventada pelos humanos ou ela é parte fundamental da existência?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos