Curiosidades

A mulher que relatou ter dado a luz a coelhos

0

No primeiro semestre de 1726, a camponesa Mary Toft, moradora do distrito de Guildford, em Londres, na Inglaterra, chamou a atenção da sociedade da época com uma história que despertou a curiosidade até dos céticos. Aos 24 anos, a mulher se tornou um misterioso caso para a medicina da época, isso porque ela afirmava ter dado à luz coelhos, depois de sofrer uma gravidez terrivelmente dolorosa e anormal.

Mary Toft era casada com o jornaleiro James Toft e mãe de três crianças, Mary, Anne e James. A mulher levava uma vida normal, trabalhando em uma fábrica de Surrey. Durante a sua gestação e pós-parto, ela precisava cumprir as suas tarefas domésticas e industriais. Isso porque naquela época as mulheres prestavam serviços para os grandes operadores de máquinas, mesmo estando grávidas.

As complicações começaram em agosto de 1726, quando Mary descobriu que teria um quarto filho e que seu corpo não estava respondendo como antes. Por causa disso, ela foi afastada de todos os ofícios devido às dores insuportáveis que a impediam de ficar de pé. Além disso, ocorreu algo inesperado, e considerado até sinistro, quando pedaços de carne e sangue foram expelidos de forma espontânea pelo seu útero.

Parteiros e médicos locais começaram a visitá-la para verificar a veracidade dos fatos que estavam circulando. Na casa da família, os especialistas ficaram surpresos por mais objetos serem liberados do corpo da mulher. Além dos objetos que já tinham saído, também foram expelidos fragmentos parecidos com ossos de enguia, tripas de gato e partes de coelhos.

Mary e os coelhos

Reprodução do Documentário sobre Mary Toff

O médico do condado e primeiro doutor a presenciar o anormal evento, John Howard, informou ao rei George I e exigiu que um especialista da realeza fosse ao local confirmar o caso com seus próprios olhos. Dias depois da convocação, os cirurgiões Nathaniel St. Andre e Cyriacus Ahlers, observaram presencialmente o caso de Mary e comprovaram, por meio de nota pública, que ela teria sido mãe de quatro coelhos saudáveis, porém, que acabaram morrendo enquanto saiam das trompas de falópio.

A história se tornou popular na Inglaterra e foi noticiada em jornais e tabloides. Conforme as matérias, Mary ficou obcecada por coelhos depois de ficar perdida enquanto trabalhava em um campo com outras mulheres. Mas, a hipótese de uma gravidez psicológica gerou uma grande repercussão, o que fez com que o interesse de outros médicos de estudar o estranho nascimento crescesse, com isso, Mary foi obrigada a revelar a verdade sobre o caso. Toft relatou que ela e seu marido compraram coelhos e os empurraram pelo canal vaginal para forjar o milagroso parto.

Por causa disso, Mary foi acusada de fraude e se tornou alvo de diversos processos encomendados por médicos, que se tornaram vítimas de piadas devido à ingenuidade e incapacidade de solucionar o problema da gestação anormal.

Mary afirmou que a culpa era de James, Howard e a sogra, que a estavam pressionando, mas ainda assim ela acabou sendo presa para responder pelo crime. Mesmo após ser liberada, ela continuou sendo lembrada pela sociedade por conta da mentira absurda e por enganar até mesmo os nomes mais respeitados da medicina da época.

Fonte: Mega Curioso

Por que não se deve parar de comer frutas em uma dieta low carb?

Artigo anterior

7 pedidos de divórcio mais estranhos do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido