História

Cidade romana é encontrada embaixo de um campo na Inglaterra

romana
0

Pesquisadores descobriram uma rica cidade comercial romana a meio metro abaixo da superfície em um campo remoto de Northamptonshire, na Inglaterra. O campo é um dos mais de 100 sítios arqueológicos que foram examinados ao longo da rota da rede ferroviária da cidade desde 2018.

Junto à cidade, foram encontradas joias, edifícios domésticos e industriais, uma estrada romana de dez metros de largura, mais de 300 moedas e pelo menos quatro poços. 80 arqueólogos trabalharam na descoberta.

O campo Blackgrounds

O campo em que a descoberta foi registrada, conhecido como Blackgrounds, foi usado como pasto até o início da escavação arqueológica. O local recebeu esse nome devido ao seu denso solo preto, que ajudou a preservar os restos romanos.

“Quando a terra foi usada para pastagem, o solo selou eficazmente o que estava embaixo”, explicou James West, representante da empresa que administrou a escavação, a Mola Headland Infrastructure. Segundo West, o local é um dos mais impressionantes sítios arqueológicos já descobertos. Por meio das evidências encontradas é possível compreender a forma de vida que a sociedade levava e como ela se constituía.

G7 News

“Descobrir uma estrada romana tão bem preservada e grande, assim como tantos achados de alta qualidade, foi extraordinário, e nos diz muito sobre as pessoas que aqui viveram. O local realmente tem o potencial de transformar nossa compreensão da paisagem romana na região e além”, completou o representante da pesquisa.

A descoberta

Segundo os pesquisadores, no sítio existia uma vila formada por mais de 30 casas redondas, datada de 43 d.C. Durante o período da ocupação romana, que durou até 410 d.C., o povoado se expandiu e se tornou mais próspero, incluindo, deste modo, áreas agrícolas e industriais distintas do assentamento.

Com a descoberta, foi possível perceber que a cidade era um grande centro comercial, com diversas carroças transitando por todos os lados para levar mercadorias. A maioria das estradas romanas tinha de quatro a cinco metros de largura, enquanto essa tinha dez metros, o que sugere uma intensa movimentação no local e a criação da rota para facilitar o comércio.

Outro ponto indicativo da atividade comercial que ali ocorria são as moedas encontradas. “No seu auge, haveria centenas de pessoas vivendo na cidade. Era um assentamento muito significativo”, disse West. É possível que a cidade romana também fosse ponto de parada para viajantes, visto que era uma região movimentada e bem estruturada. É possível inferir, ainda, que pessoas de cidades distantes cruzassem longas distâncias para realizar atividade comercial ali.

Joias com decoração delicada, vasos de vidro e cerâmica fina importada da Gália também foram retirados da terra negra, além de evidências cosméticas. Metade de um conjunto de algemas também foi desenterrado, o que sugere um sistema de punição por atividade criminosa ou trabalho escravo.

Essas descobertas são significativas no entendimento de uma sociedade que viveu em uma época bastante diferente da nossa, mas que compartilhava de costumes muito próximos. Exemplo disso são as moedas como objeto de troca, que indicam que o sistema monetário era semelhante ao nosso.

A maior aranha do mundo

Matéria anterior

10 razões pelas quais Keanu Reeves é o cara mais legal do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos