Natureza

A próxima superlua azul será a maior do ano

0

Em 30 de agosto, amantes de astronomia poderão olhar para o céu e apreciar a próxima superlua azul, a maior do ano até o momento.

Esse acontecimento decorre de dois fenômenos naturais distintos, que permitem não apenas que o satélite natural esteja maior, mas também que assuma uma cor mais forte. Mas não se engane, não se trata de azul de verdade!

Entenda como a superlua azul funcionará e onde vê-la na quarta-feira.

O que é uma superlua?

Via Só Científica

Para começar, uma superlua é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua está em sua fase de lua cheia ou lua nova e, ao mesmo tempo, está em seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica.

Devido à órbita elíptica da Lua, sua distância da Terra varia ao longo do tempo. Quando a Lua está mais próxima da Terra (no ponto chamado de perigeu), ela pode parecer maior e mais brilhante no céu, criando a aparência de uma “superlua”.

Uma superlua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia comum, quando vista do nosso planeta.

No entanto, essas diferenças podem ser difíceis de perceber a olho nu, a menos que você tenha uma referência direta para comparar com outras luas cheias.

As superluas são eventos interessantes para os entusiastas da astronomia e para o público em geral, pois proporcionam uma oportunidade de observar a Lua em um estado um pouco mais dramático.

No entanto, é importante observar que a variação no tamanho e no brilho da Lua durante uma superlua é relativamente sutil, e muitas pessoas podem não notar uma diferença significativa em relação a outras luas cheias.

E o que é uma Lua azul?

Enquanto isso, a superlua azul do dia 30 de agosto também passará por outro fenômeno natural.

O termo não se refere à cor real da Lua no céu, mas sim a um acontecimento que ocorre quando há duas luas cheias em um único mês do calendário.

Geralmente, um mês possui apenas uma lua cheia, mas devido à duração dos meses no calendário gregoriano, o mais amplamente utilizado, às vezes ocorre a coincidência de duas luas cheias no mesmo mês. A segunda lua cheia em um mês é chamada de “lua azul”.

O termo “lua azul” não tem nada a ver com a cor da Lua no céu. Na verdade, a cor da Lua no céu é normalmente branca ou amarelada, dependendo das condições atmosféricas.

A expressão “lua azul” é mais uma curiosidade linguística e histórica que se originou de uma série de erros e interpretações equivocadas ao longo dos anos. Na verdade, sua cor se aproxima do laranja, e é bastante pronunciado.

Existe lua azul?

Via Tempo.com

Ocasionalmente, a Lua pode adquirir uma tonalidade azulada no céu, mas isso é um evento raro. Além disso, não está relacionado ao fenômeno da “lua azul” definido acima.

Isso pode ocorrer quando partículas atmosféricas, como poeira ou fumaça, dispersam a luz e deixam passar apenas as cores de comprimento de onda mais curto, como o azul.

Esse fenômeno é mais comum depois de erupções vulcânicas, incêndios florestais intensos ou outras situações em que partículas finas são lançadas na atmosfera.

Onde conferir a superlua azul de agosto?

Os dois fenômenos que se juntarão na superlua de agosto estarão visíveis no céu brasileiro a partir do por do sol, geralmente às 18h. No entanto, vale reforçar que a poluição pode impedir que algumas pessoas visualizem o astro na cidade, por exemplo.

Se você quer acompanhar essa ocorrência, vale ir para um lugar mais afastado, com menos árvores e prédios. O tamanho da lua ajudará na visualização, mas a experiência completa será melhor em um campo aberto.

Esse fenômeno junto acontecerá novamente dentro de 3 ou 4 anos, por isso, vale não perder.

No entanto, se você é fã de luas, não se preocupe, pois teremos outras ocorrências parecidas. Por exemplo, em setembro existirá a Lua da Colheita, que também fecha o ciclo sazonal e pode ser vista com maior proximidade da Terra.

Em 2024, esperamos outra superlua, com ela cheia duas vezes em agosto. Agora, o fenômeno ‘azul’ pode demorar um pouco mais. Para os astrônomos e curiosos, o próximo dia 30 será ideal para acompanhar dois fenômenos de uma vez só.

 

Fonte: Só Científica

Imagens: Só CientíficaTempo.com

O que é a cor azul que envolve a Terra, que só é perceptível do espaço?

Artigo anterior

Raro puma albino nasce em jardim zoológico da Nicarágua e supreende o mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido