• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A 'regra dos 5 segundos' é realmente segura? Podemos comer um alimento que caiu no chão?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      22/09/15 às 15h50

Tenho certeza que você já passou por essa situação antes: você deixa um alimento cair no chão e pensa, será que posso comer? Alguns afirmam que quando o alimento fica alguns segundos no chão, ele não é contaminado por sujeiras e germes. Mas será que isso é só um mito?

E se você comer o alimento que está no chão? Será que tem algum risco para à saúde? Para alguns cientistas, quando a comida cai no chão por cerca de 5 segundos você pode comer sem medo. Mas existem outras pesquisas que afirmam que não é bem assim.

Veja se a regra dos 5 segundos é realmente segura! O que não mata, engorda... Será?

thumb-140343-geleia-resizedEmbora seja usada em tom de brincadeira, pode existir um fundo de verdade na regra que diz que é seguro consumir um alimento que caiu no chão desde que ele seja retirado de lá em até 5 segundos. Um estudo feito na Grã-Bretanha descobriu que a quantidade de bactérias transferidas à comida está diretamente associada ao tempo em que ela permanece em uma superfície - ou seja, quanto menos tempo no chão, menor a contaminação. 

A comida que você deixa cair no chão, mas pega depois de poucos segundos tem menos chances de conter bactérias do que se você deixá-la muito tempo por lá. Com isso, há evidências científicas de que o mito urbano conhecido como regra dos cinco segundos é parcialmente real, que consiste na crença de que a se comida cair no chão, mas for resgatada em até cinco segundos, ela não fará mal à saúde.

Segundo o estudo, como já era esperado, alimentos pegajosos e úmidos são mais propensos a serem contaminados do que os secos. Além disso, o tipo do piso também parece interferir no nível de contaminação. A quantidade de bactérias transferidas para os alimentos foi maior em pisos laminados ou de azulejos do que em carpetes.

comida-chao1Os cientistas testaram cinco tipos de alimentos (pão com geleia, macarrão cozido, presunto, um biscoito e frutas secas) e pegaram os alimentos do chão em intervalos de 3, 5 e 10 segundos. Após o estudo, os alimentos foram examinados para determinar se havia ou não bactérias prejudiciais.

Eles chegaram à conclusão que alimentos com alto teor de sal ou açúcar são mais seguros: poucas bactérias conseguem sobreviver nesse meio. Já as massas e as frutas secas tinham indícios da bactéria Klebsiella em apenas 3 segundos no chão. Essa bactéria pode causar várias doenças, como pneumonia, infecções urinárias e até septicemia. Já os biscoitos também são seguros por conter pouca água. Segundo o estudo, brinquedos infantis também mostraram baixo teor de bactérias.

A regra dos 5 segundos é válida para alguns alimentos. Mas não se esqueça, tudo depende do tempo que o alimento está no chão. A dica é: quando cair, seja um ninja! Não demore para pegá-lo. Boa sorte!

Fonte: livescience

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+