icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Afinal, por que o RBD se separou?

POR Diogo Quiareli EM Entretenimento 18/11/20 às 16h25

capa do post Afinal, por que o RBD se separou?

E quase impossível não conhecer o RBD. Se você tinha uma idade para entender um pouco sobre o mundo, entre 2004 e 2008, viu a banda em atividade. Se não era, provavelmente, ouviu falar sobre o sexteto mexicano nos últimos meses, pois anunciaram uma reunião com parte dos integrantes para realizarem uma live, que acontecerá no próximo dia 26 de dezembro. Bom, o RBD é um grupo musical pop mexicano criado a partir da telenovela Rebelde, exibida entre 2004 e 2006. Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Christopher Uckermann, Christian Chávez e Alfonso Herrera integravam o grande fenômeno.

Até hoje, RBD é considerado um dos grupos de maior êxito do pop mexicano e da América Latina em todos os tempos. O grupo caminhou rumo ao sucesso lado a lado com a novela Rebelde, pois um alavancava o outro. Inclusive, a telenovela era a versão mexicana de Rebelde Way e, graças ao sexteto, obteve mais sucesso que a original. Durante alguns anos, o grupo lotou estádios em diversos países e ganhou vários prêmios, inclusive foram considerados por muitos portais o "melhor grupo do mundo" em alguns anos. Aqui mesmo, no Brasil, RBD era um verdadeiro sucesso. Durante sua primeira turnê, conseguiu grandes números, inclusive lotando o estádio Maracanã com mais de 50 mil fãs.

Infelizmente, o grupo se desfez, encerrando de vez suas atividades no dia 10 de março de 2009, após a Gira del Adiós, turnê feita para despedir-se dos fãs e também do último álbum de estúdio: Para Olvidarte de Mi. Anos depois, finalmente, resolveram presentear os fãs com uma live e uma música inédita lançada no dia 17 de novembro de 2020, intitulada "Siempre he Estado Aquí". Mas, por que o grupo acabou? Confira conosco a seguir.

Afinal, por que o RBD acabou?

O dia 15 de agosto de 2008 marcou todos os fãs do grupo mexicano. Nessa data, era anunciado o fim das atividades do grande fenômeno latino. Os fãs ficaram no escuro, sem entender o que estava acontecendo e sem um motivo para tal decisão. Aparentemente, nem todos os integrantes concordavam com isso. Anahí, que vivia a personagem Mia Colucci na telenovela, pediu que os fãs organizassem uma passeata contra o fim do grupo. O gesto dos fãs foi bonito, mas infelizmente não ajudou e o RBD encerrou suas atividades.

Se passaram anos e ano, com todos os fãs sobre o motivo, criando teorias e esperando uma resposta concreta. E, em 2019, dez anos após a separação, finalmente houve uma explicação. Durante uma entrevista, Dulce Maria resolveu falar um pouco mais. "É difícil saber a resposta da separação porque há muitos fatores. Nós fazíamos parte, mas não éramos responsáveis por todas as decisões e, por outro lado, todos tinham suas carreiras, seus sonhos, suas ideias, além de enfrentarmos o cansaço e as viagens, que nos deixavam longe da família. Não havia o que fazer, nenhum outro projeto e ninguém mais podia ter uma vida pessoal. Eram lindos, os shows e a energia que sentíamos. Mas ao mesmo tempo, era muito desgastante emocionalmente, mentalmente e fisicamente", disse.

Explicação de Poncho

Em outra entrevista, foi a vez de Alfonso Herrera, mais conhecido como Poncho, que interpretava o Miguel nas telas, falar sobre o fim. O ator, que agora dedica sua vida à atuação, puxou a culpa do fim da banda para sí mesmo e alegou que cada um ali já estava querendo fazer outras coisas. Inclusive, Alfonso não aceitou a proposta de se juntar aos ex-colegas de trabalho para fazer um tributo ao grupo. Ele está de fora, assim como Dulce Maria que está no estágio final de sua primeira gestação. Confira a declaração do ator.

"O contrato acabava em 2008 e nós tínhamos que decidir se continuaríamos ou não. Eu queria fazer outras coisas, queria atuar, que é o que eu gosto. Quando expus meu ponto diante dos executivos da Televisa, do Pedro Damián (produtor) e dos meus coletas de grupo foi tipo: cri cri cri. Porque o projeto não é mexicano: era comprado da Argentina. Se fosse continuar, teriam que comprar os direitos de novo na Argentina. E eu decidi que: 'não, obrigado'. Nós tínhamos esse acordo: se um saísse, o grupo acabava, e isso foi respeitado, felizmente. Christopher também queria fazer outro tipo de coisa, Maite já estava fazendo novela enquanto nós estávamos em turnê, então cada um estava começando a fazer suas coisas", disse o ator.

Embora a saudade do grupo permaneça, podemos agora curtir um pouquinho de todo esse legado que deixaram nas plataformas musicais. Recentemente, o catálogo de estúdio e alguns títulos ao vivo voltaram para o Spotify, após anos fora da plataforma. Além disso, teremos a live em breve para matar um pouquinho a saudade.

Lembrando que a nova música do grupo, "Siempre he Estado Aquí" já está entre nós.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente pra gente aí e compartilhe com seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest