Curiosidades

Alguma é melhor que a outra? Saiba as posições de dormir que afetam sua saúde

0

Algumas pessoas vão concordar que dormir é uma das melhores coisas da vida. Contudo, tem também aqueles que acham que dormir é uma perda de tempo e que você poderia estar fazendo algo produtivo naquele tempo, ou vivendo novas experiências. Ainda assim, o tempo de sono também é importante para o nosso corpo, assim como o tempo que passamos acordados.

E uma coisa que muitos podem não saber é que a saúde física e mental depende bastante da maneira como a pessoa passa a noite deitada. Por mais que não exista uma posição certa para dormir, porque isso é uma escolha bem individual, sabe-se que sem conforto, segurança e boa postura durante o sono é mais provável que a pessoa tenha, ou piore, quadros clínicos, como dor nas costas, dificuldade respiratória, refluxo, ronco e apneia.

Justamente por conta disso que é importante que os hábitos sejam mudados e o corpo treinado para dormir melhor. Saiba algumas das posições, seus efeitos e como melhorar a qualidade do sono.

Posições para dormir

1 – De bruços

VivaBem

Dormir com a barriga para baixo pode fazer a pessoa sentir dores no pescoço e na parte inferior da coluna, que tem a lordose, que é uma curva natural, e fica tensionada e desalinhada. Além disso, dormir dessa forma pode também ser prejudicial à circulação e respiração, porque o tórax fica apertado contra o colchão e o rosto virado de lado.

2 – Em queda livre

VivaBem

Nessa posição a pessoa parece que está pulando de paraquedas, com os braços em volta do travesseiro e a cabeça de lado. Essa posição pode resultar nos mesmos problemas que dormir de bruços, mas também um risco de ronco, apneia e torcicolo por conta da contração muscular forte na região cervical.

No entanto, em alguns casos ela traz benefícios, como favorecer a digestão e diminuir o acúmulo de gases porque o sistema digestivo fica “esticado”.

3 – Barriga para cima

VivaBem

Por mais que essa posição evite as rugas no rosto e promova um relaxamento, ela pode favorecer o ronco e a apneia, além de aumentar os riscos de hipertensão, arritmia, AVC e infarto porque os tecidos moles da boca acabam cedendo. Se o travesseiro for alto, a pessoa também pode ter anteriorização da cabeça e hipercifose, ou seja, ficar corcunda, e dor no fundo das costas.

Se a pessoa quiser dormir dessa forma e não sentir dores, ela deve usar um travesseiro mais baixo e colocar um rolinho embaixo dos joelhos para ajudar no alinhamento do quadril.

4 – Totalmente reto

VivaBem

Dormir de barriga para cima com os braços retos e alinhados com as pernas, que também estão esticadas, é conhecido na medicina como “soldado”. Essa posição indica, do ponto de vista mental, que essas pessoas têm um comportamento mais calmo, reservado e disciplinado. Mas é recomendável que elas troquem de posição durante a noite para evitar os roncos e apneia do sono.

5 – Corpo de lado

VivaBem

Dormir assim, especialmente do lado direito e com as pernas um pouco flexionadas e um travesseiro entre elas ajuda a aliviar a coluna lombar. Já com relação à cervical é necessário que o travesseiro usado preencha o espaço entre o ombro e o pescoço para que não entorte ou intensifique as dores e nem antecipe ou agrave a hérnia de disco.

Além disso, estudos sugerem que dormir nessa posição seria uma forma de evitar doenças como Parkinson e Alzheimer, além de ajudar na diminuição da gravidade da apneia.

6 – Posição fetal

VivaBem

Essa é uma das posições mais comuns. Quem dorme assim se sente seguro e relaxado. A posição pode aliviar a dor nas costas e na ciática porque mantém a coluna alinhada e diminui a pressão no nervo ciático. Contudo, ela também tem suas desvantagens.

Por exemplo, dormir todo tempo encolhido pode gerar dores no pescoço e dificuldade na respiração porque as vértebras cervicais e a caixa torácica ficam comprimidas, e a circulação também tem prejuízos com essa posição.

Para que a posição fetal fique melhor para dormir, o recomendável é que a pessoa estenda pelo menos uma perna, coloque uma almofada entre os joelhos e use um travesseiro firme e ajustado à cabeça.

7 – De conchinha

VivaBem

Dormir abraçado com alguém pode ter vários benefícios para a saúde física e mental, mas também tem alguns inconvenientes. Com relação aos benefícios, dormir assim aumenta a oxitocina, conhecida como hormônio do amor, que promove relaxamento, bem-estar e felicidade na relação.

No entanto, a conchinha pode gerar insônia, fadiga e dores, ainda mais se a outra pessoa roncar, mexer muito durante a noite ou ter hábitos de sono diferentes.

Fonte: VivaBem

Imagens: VivaBem

O que é o sequestro de carbono e como ele ajuda no combate ao aquecimento global?

Artigo anterior

GTA irá ter delegacia para mulheres denunciarem assédio dentro do jogo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido