Notícias

Aluna é expulsa de faculdade particular na Bahia após publicação racista em rede social

Publicação racista
0

Uma aluna foi expulsa de uma faculdade particular de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, após fazer uma publicação racista em uma rede social. “Odeio Lula, porque ele inventou o Fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”, escreveu ela na publicação.

Em seguida, uma pessoa respondeu a publicação: “KKKKKKKKK um monte de ******”, sendo que o uso de asterísco foi questionado pela aluna. “Pobre ou preto?”, perguntou.

Sendo assim, o anúncio da expulsão da aluna foi feito para centenas de alunos da instituição pelo pró-reitor Gustavo Checcucci. “O conselho [da faculdade] se reuniu para discutir o que iria acontecer e ela não faz parte mais dessa instituição”, disse. Com o anúncio, os alunos comemoraram e aplaudiram a decisão tomada pela faculdade.

Protesto contra racismo

Antes mesmo da expulsão da aluna que cometeu o ato racista, um grupo de estudantes se reuniu em frente à faculdade e protestou. Em um vídeo gravado por um aparelho celular, é possível ver os manifestantes gritando palavras de ordem como: “Não é nessa instituição que vai ter lugar para racismo” e “racismo não tem vez”.

Na última terça-feira (20), a instituição de ensino publicou uma nota de esclarecimento em uma rede social.

Reprodução/Redes sociais

“O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes, em sua rede social, que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição. Deste modo, esclarecemos que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis”.

Humorista baiano denuncia racismo após ser barrado em evento em que ele era uma das atrações

humorista vítima de racismo

Foto: Divulgação

Outro caso de ato racista que ocorreu recentemente se deu quando o humorista baiano João Pimenta foi barrado por seguranças de um evento em que ele mesmo seria uma das atrações.

A situação, relatada no dia 3 de setembro em entrevista ao BATV, telejornal da TV Bahia, ocorreu quando João estava acompanhando a apresentação de um dos amigos e esperando sua vez de se apresentar. Então, ele deixou o palco para ir ao banheiro. Na volta, ele conta que foi abordado por quatro seguranças.

“Um deles segurou no meu peito e falou que eu não estava autorizado a passar. Eu falei: ‘cara, eu sou uma das atrações… Estava aqui agora, vocês me viram’. Ele [segurança] respondeu: ‘não está autorizado a passar, você vai ter que fazer a volta e falar com a produção para poder ter o acesso de novo’”, relatou.

Assim sendo, o humorista relata que explicou que precisava subir ao palco pois era sua vez de se apresentar. No entanto, ele não recebeu liberação. João também contou que andou cerca de 400m para falar com sua produção para relatar o caso e, quando voltou local, estava sendo procurando para subir ao palco, como previsto.

“O pessoal já estava desesperado me procurando para eu entrar, que já era hora da minha apresentação. Era para eu ter ido embora, mas fiquei e fiz um show incrível”. No final da apresentação, o humorista deixou um recado: “Se vocês querem ser aliados ao povo preto, comecem tratando bem”.

Prática recorrente

Assim sendo, João, que já foi vítima de racismo em outras ocasiões, explica que não se pode naturalizar o acontecimento.

“É complicado, porque você ainda se sente culpado por incomodar as pessoas, por gerar uma situação desagradável. Sendo que você não tem culpa, irmão, ninguém tem culpa por sofrer discriminação racial, porque foi uma discriminação racial. Outra coisa que me chateia muito é ter que ficar justificando para as pessoas que eu fui a vítima da situação”, desabafou.

Fonte: G1

Maiara e Maraisa homenageiam Marília Mendonça depois de indicação ao Grammy Latino

Artigo anterior

Procon-SP notifica Nestlé por venda de misturas lácteas à base de soro de leite com embalagens semelhantes às de leite

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido