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Procon-SP notifica Nestlé por venda de misturas lácteas à base de soro de leite com embalagens semelhantes às de leite

produtos de leite nestlé
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O Procon-SP notificou a empresa Nestlé Brasil na quarta-feira (21) com o pedido de explicações sobre a diferença entre o leite condensado tradicional e a mistura láctea condensada à base de soro de leite e amido. Além disso, questionou a embalagem do creme de leite original e uma variação.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, produtos como a “Mistura Láctea Condensada De Leite, Soro De Leite e Amido – Moça” e o “Leite Condensado – Moça”, ou a “Mistura De Creme De Leite – Moça” e o “Creme De Leite Original – Moça” são motivos de confusão entre os consumidores paulistas na hora da compra. isso porque as embalagens são muito parecidas.

Dessa forma, as misturas lácteas foram lançadas pela Nestlé Brasil neste ano, durante a alta aguda da inflação dos alimentos à base de leite. Diante disso, o Procon alega que o creme de leite original e o leite condensado Moça são produtos tradicionais e conhecidos no mercado de consumo.

Portanto, a oferta de produtos similares com embalagens parecidas “podem induzir o consumidor ao erro, levando-o a achar que está comprando e consumindo outro produto, como o caso da bebida láctea à base de soro de leite, por exemplo”.

Reposta da Nestlé

Por meio de uma nota, a Nestlé Brasil declarou que “prestará os devidos esclarecimentos solicitados pelo órgão” e reforçou “ser uma empresa ética, que cumpre todos os requisitos das legislações em vigor”.

“A Nestlé informa que recebeu a notificação do PROCON-SP e que prestará os devidos esclarecimentos solicitados pelo órgão. A Nestlé reforça ser uma empresa ética, que cumpre todos os requisitos das legislações em vigor, incluindo aquelas que se referem à composição e rotulagem de alimentos, bem como sua respectiva publicidade”, disse a nota.

Prazos

Assim, a Nestlé tem até o dia 26 de setembro para responder os questionamentos do órgão de defesa do consumidor, que visa saber detalhadamente as características de cada produto lácteo da empresa, apontando quais as diferenças nutricionais e indicações individualizadas de consumo de cada um.

Além disso, a empresa deverá apresentar documentos, como informes, materiais publicitários e mídias de divulgação dos produtos similares lançados em 2022, além das tabelas nutricionais de cada um dos itens. Isso com os percentuais de cada ingrediente e uma embalagem vazia (gabarito) de cada forma de apresentação (caixa e rótulos), tal como são disponibilizadas ao consumidor.

De acordo com o Procon-SP, outras empresas do setor alimentício receberam notificação por venda de produtos lácteos similares no estado, sendo elas:

  • Companhia de Alimentos Ibituruna (fabricante da bebida láctea UHT Olá)
  • Laticínios Trevo de Casa Branca (fabricante da bebida láctea UHT Aquila)
  • Laticínios Bela Vista (fabricante da bebida láctea UHT MeuBom),
  • Cooperativa Central Mineira de Laticínios – Cemil (bebida láctea UHT Performance)
  • Doce Mineiro (bebida láctea UHT Triângulo Mineiro)
  • Vigor Alimentos Leco (Alimento à Base de Manteiga e Margarina Leco Extra Cremosa)
  • Tella Barros Comércio e Importação de Frios e Laticínios (Supremo Cremoso Sabor Requeijão)
  • Oceânica Comércio de Gêneros Alimentícios (que produz o Crioulo Queijos Ralados Latco)
  • Itambé Alimentos (que produz o Queijo Parmesão Ralado Itambé)
  • Gran Foods Indústria e Comércio Eireli, que fabrica o Do Chefe Premiun Blend Azeite de Oliva
  • Nestlé Brasil (fabricante da Mistura Láctea Condensada De Leite, Soro De Leite e Amido – Moça)

Soro de leite

soro do leite

Milk Point

O produto que causou a confusão é uma mistura de leite integral e 60% de soro de leite, sendo vendido por R$ 4,75 nos supermercados locais de São Paulo. Assim, os atendentes da unidade de Santo André da rede Nagumo informaram que o consumo do soro aumentou por conta do preço mais baixo em comparação com o leite. Já na unidade de Sapopemba, a prateleira onde estava o produto se encontra vazia.

“Está saindo bastante, a procura é tanta que subiu o preço, antes estava R$ 4,50 e agora foi para quase R$ 5. As pessoas compram porque é mais barato que o leite normal, tem gente que fala que gosta, eu mesma não quero nem experimentar”, afirmou uma atendente de caixa do supermercado.

O soro do leite é um produto lácteo líquido extraído da coagulação do leite, utilizado no processo de fabricação de queijo, caseína e outros produtos do tipo. Desse modo, antigamente, descartava-se o produto após a produção de queijos. Já a bebida láctea é a mistura do leite com o soro do leite e apresenta um teor calórico mais baixo.

Fonte: G1

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