Entretenimento

Após dar gorjeta de 15 mil reais, cliente pede valor de volta e vai parar na justiça

0

A gorjeta, nos Estados Unidos, é vista como uma recompensa voluntária para agradecer o bom tratamento recebido, mas na realidade ela é uma coisa quase que obrigatória. Geralmente, a pessoa tem que pagar cerca de um quinto adicional da conta.

Contudo, no dia 16 de junho, depois de ir comer no restaurante Alfredo’s Café, em Scranton, Pensilvânia, um cliente deu uma gorjeta de três mil dólares, equivalente a 15,5 mil reais, para a garçonete Mariana Lambert.

Claro que essa atitude generosa virou notícia. No entanto, alguns meses depois o cliente se arrependeu de ter dado um valor tão alto de gorjeta e pediu que a quantia fosse devolvida. Por conta disso, o caso agora foi parar na justiça.

Gorjeta

Aventuras na história

De acordo com o UOL, a TV WNEP informou que a conta do cliente deu 13 dólares, mas ele deu a gorjeta tão alta por conta de um movimento que ele participava conhecido como “Tips for Jesus”.

Segundo Mariana, na época que isso aconteceu, ela estava passando por dificuldades financeiras e o valor significou muito para ela. Mas depois de alguns meses, o cliente Eric Smith pediu o valor de volta.

O gerente do restaurante, Zachary Jacobson, contou à WNEP que há um mês eles receberam, pelo correio, a contestação de Eric por conta da gorjeta. Segundo Zachary, depois da contestação, ele estava falando com Eric pelo Facebook para que eles conseguissem resolver o caso de uma maneira amigável.

Contudo, o gerente parou de responder o cliente e logo depois levou o caso para o tribunal. “Nós pensamos que alguém estava realmente tentando fazer uma coisa boa. E agora estamos, o que, três meses depois? Está causando muita bobagem e drama. Infelizmente, tivemos que processá-lo”, declarou Zachary.

O processo ainda não começou, mesmo assim, o gerente disse que tem esperanças de que existam provas necessárias para que o juiz decida a seu favor.

Caso

Aventuras na história

Depois de comer, Eric Smith deixou a gorjeta generosa para Mariana e escreveu na nota fiscal a frase “gorjetas para Jesus”, que fazia referência a uma corrente de caridade que viralizou nas redes sociais, segundo repercutido pelo United Press International.

Como o valor era muito alto, ainda mais quando comparado ao valor da pizza que o cliente comeu, ela chegou até a duvidar que o dinheiro deixado era verdadeiro.

“Nós verificamos o cartão dele e tudo foi aprovado. Pegamos sua identidade e tiramos fotos de tudo. Eles esperaram um pouco para ter certeza de que era legítimo e passou, acabou sendo real”, contou a garçonete.

Com a gorjeta generosa deixada por Smith, que estava de passagem pela cidade, a garçonete conseguiu pagar suas contas atrasadas e até começou a planejar uma viagem de férias com sua família.

“Realmente significou muito para mim porque todo mundo está passando por coisas difíceis. Realmente tocou meu coração, ainda não consigo acreditar. Estou em choque até agora”, concluiu Lambert.

Hábito

Free walking tour Peru

A gorjeta é um costume nos EUA não apenas em restaurantes. Ela também ocorre em bares, no cabeleireiro, no hotel ou no táxi. A origem da cultura americana de “gorjeta” vem de fora do país. De acordo com o livro “Tipping: An American History of Social Gratuities”, de Kerry Segrave: “se um homem com seu cavalo se hospeda em uma pousada, além de pagar a conta, ele deve dar pelo menos um shilling (moeda inglesa) ao garçom e seis pence à empregada, ao noivo e ao engraxate, o que equivale a meia coroa”.

Além disso, Segrave explica que até 1840 não existia o hábito de dar gorjetas. E como explica Saru Jayaraman, ativista dos direitos trabalhistas e presidente da organização One Fair Wage, a emancipação dos escravos nos EUA no final do século 19 teve um papel fundamental na consolidação da gorjeta.

“Restaurantes e empresas de hospitalidade queriam continuar a ter mão de obra negra gratuita. Então, adotaram essa cultura da Europa e transformaram a gorjeta de um incentivo extra do salário. Então eles falaram para os negros: nós vamos te contratar, não vamos te pagar, mas você pode receber gorjetas”, disse ela.

No século XX, a cultura da gorjeta se estabeleceu no país. No entanto, esse hábito teve uma resistência inicial. Isso porque seis estados aboliram temporariamente a prática em 1915. Mas em 1966 a gorjeta foi definitivamente consolidada quando o Congresso promulgou a cláusula “Tip Credit”.

Fonte: Aventuras na história, BBC

Imagens: Aventuras na história, Free wlaking tour Peru

Destruição de cachorro resulta na perda de 250 figurinhas da Copa

Artigo anterior

Depois da infância, Mara Wilson, de ‘Matilda’, sentiu-se rejeitada em Hollywood

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido