Muito se fala sobre os profetas bíblicos, mas quais provas temos de que eles realmente habitaram esse mundo? Pois bem, parece que encontraram um selo de argila em Jerusalém que pode ser a prova da existência de um profeta. O primitivo selo data do século 8 a.C. e é marcado com o nome de Isaías. O objeto foi encontrado em um antigo sambaqui com mais de 2.700 anos em Ofel.

O tal selo estava a três metros de distância de onde o selo do rei Ezequias, de Judá, foi encontrado no ano de 2015. A narrativa bíblica diz que Isaías foi conselheiro do monarca e isso explica muita coisa. O autor do estudo e pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém, diz o seguinte: "Durante uma escavação científica e arqueológica, nós, aparentemente, encontramos uma impressão de selo que pode ter pertencido a Isaías. Se esse artefato foi, de fato, de Isaías, então não é estranho ter encontrado ele próximo a onde foi achado o selo do rei Ezequias, já que ambos tinham uma relação simbiótica, como é descrito na Bíblia."

Mas será que essa é uma prova real de que Isaías viveu neste mundo? Bom, trouxemos uma breve análise sobre o assunto.

Publicidade
continue a leitura

Essa prova é ou não real?

O artefato de uma ponta com cerca de 1 centímetro quebrada. No selo está escrito "Yesha'yah[u]", que no hebraico quer dizer "Isaías". Depois dessa escrita, vem as letras "NVY", que são as três primeiras letras que, em hebraico, formam a palavra profeta.

Publicidade
continue a leitura

Mas e essa parte quebrada, será que não escondia nada? Bom, não se pode afirmar nada, mas caso essa parte quebrada tivesse a letra "A", formaria a seguinte escrita: "Isaías, o Profeta".

Os arqueólogos dizem que a falta da última letra não permite que eles tomem conclusões definitivas. Até porque, a segunda palavra pode ser apenas o segundo nome de Isaías. Mas também existe o fato de que nesse tempo apenas as pessoas importantes tinha seus próprios selos, o que cria as chances de realmente ser de um profeta. Ah, o selo também data da mesma época em que Isaías viveu de acordo com a Bíblia.

Publicidade
continue a leitura

Ah, existe também a chande de que esse selo seja de outro Isaías, que vivei na mesma época. Mas se é ou não de um profeta, teremos que esperar os próximos 'episódios' para descobrir.

E aí, acreditam mesmo que essa é a prova de que o profeta Isaías habitou esse mundo? Comentem!

Publicado em: 26/02/18 19h46