• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


As células da sua língua podem cheirar, entenda

POR Bruno Destéfano    EM Ciência e Tecnologia      08/05/19 às 17h44

Os pesquisadores já sabiam que o cheiro e o sabor estão profundamente interligados no cérebro. Isso já não é novidade para o mundo da ciência, tendo em vista que o olfato fornece a maior parte das informações complexas associadas ao sabor. Contudo, em um novo artigo publicado pela revista Chemical Senses, os dois sentidos parecem estar ligados na superfície de sua língua também. Ou seja, as células da sua língua podem cheirar. Por mais que pareça coisa de outro mundo, as bases científicas estão bem fundamentadas em torno do assunto.

Pesquisadores do Monell Chemical Senses Center, uma instituição de pesquisa sem fins lucrativos na Filadélfia, cultivaram amostras do paladar humano em um laboratório. Essas células continham várias moléculas importantes já encontradas nos componentes olfativos, responsáveis ??pela detecção de cheiros. Quando expuseram as células gustativas nas moléculas de odor, as células reagiram como se estivessem interligadas às olfativas. As descobertas sugerem que os principais componentes do sabor e do cheiro trabalham juntos na língua, em vez de serem combinados no cérebro. Eureka!

Estudo anterior: moléculas do olfato

Testar se as pessoas poderiam cheirar 10.000 aromas diferentes ou mais seria uma tarefa impossível. Vosshall e seus colegas, então, fizeram experimentos em um subconjunto desses odores em diferentes combinações. Dessa maneira, extrapolaram seus resultados para estimar o número total de aromas que o nariz humano pode distinguir.

A equipe de Vosshall deu aos voluntários três frascos de perfumes e lhes disse para identificar o odor único. Ao longo do experimento, os voluntários repetiram o processo para mais de 260 conjuntos de frascos.

Os resultados revelaram que os seres humanos podem sentir o cheiro de pelo menos 1 trilhão de aromas diferentes. Contudo, o número real pode ser muito maior, porque existem mais de 128 moléculas de odor.

Paladar humano é mais complexo do que imaginamos

Diversas moléculas do paladar humano foram cultivadas em laboratório. Elas abarcavam várias moléculas importantes já encontradas nos componentes olfativos. Quando as células gustativas entraram em contato com as moléculas de odor, as células reagiram dentro dos padrões ligados às olfativas. Uma coisa tem relação com a outra. Assim sendo, tudo indica que as células da sua língua podem cheirar sim.

Esta é a primeira demonstração de sensores olfativos em células gustativas humanas. "A presença de receptores olfativos e receptores de paladar na mesma célula nos proporcionará ótimas oportunidades para estudar as interações entre estímulos de odor e sabor na língua", disse o autor sênior, Mehmet Hakan Ozdener.

De acordo com a LiveScience, a descoberta sugere que as células gustativas humanas podem ser mais complicadas do que se imagina. O "gosto" é um sentido bastante direto, que classifica os produtos químicos em pelo menos cinco categorias: doce, salgado, azedo, amargo e umami (salgados).

Nova percepção da língua

Os cientistas pensavam que essas categorias simples de sabores só eram integradas ao olfato (junto com a contribuição de outros sentidos) no cérebro. Entretanto, com os estudos, já se tem a consciência de que a mistura pode acontecer antes que a entrada sensorial chegue ao cérebro.

"Nossa pesquisa pode ajudar a explicar como as moléculas de odor modulam a percepção do paladar", afirma Ozdener. "Isso pode levar ao desenvolvimento de modificadores de sabor. Estes, baseados em odor, podem ajudar a combater o excesso de ingestão de sal, açúcar e gordura associado a doenças como obesidade e diabetes", acrescentou.

Interessante, não é? O nosso paladar é muito mais do que imaginávamos, tendo em vista que os sentidos humanos estão diretamente interligados. Quais suas impressões em relação à descoberta? Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+