Assim seria a nossa vida se a Terra fosse plana

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      22/05/18 às 18h17

A mais antiga explicação para a forma do nosso planeta diz que a Terra seria circular e achatada, e não redonda. Em torno dessa Terra plana iria girar os elementos do céu, como o Sol, a Lua e todos os elementos que podemos avistar. Pessoas acreditaram muito tempo nessa teoria e recentemente resolveram reviver essa teoria maluca.

Pois bem, mas como seria a nossa vida se a Terra fosse realmente plana? Já fizemos uma matéria com a história do grego que provou que a Terra é redonda há dois mil anos, mas dessa vez vamos mostrar algumas consequências nada agradáveis que aconteceriam se a Terra fosse plana. Confiram:

O Sol iria fritar o planeta

Se a Terra fosse plana, não iria existir um campo magnético. A Terra é protegida das erupções cósmicas e da radiação solar por um campo magnético, que só existe porque a Terra gira. Caso a Terra parasse de girar, começaria a bombardear a radiação solar, arrancando a camada de ozônio e destruindo gradualmente a nossa atmosfera. Provavelmente não seria uma boa ideia, certo?

Problemas com a gravidade

A 'função' da gravidade é atrair as pessoas para o centro da Terra. Isso faz com que ninguém "caia" do nosso planeta. Um planeta plano faria com que a gravidade nos empurrasse para o que está no meio do planeta, que na maioria dos mapas planos da Terra seria o Polo Norte. Isso indica que seríamos atraídos pelo Polo Norte e as plantas e oceanos se inclinariam na diagonal.

As placas tectônicas parariam de se mover

As placas tectônicas do nosso planeta são curvas e só funcionam em uma esfera. Todas estão conectadas umas as outras e quando se move, interage com outra placa localizada no lado oposto do planeta. Se a Terra fosse plana, nada disso funcionaria. Nós não sabemos como as placas tectônicas funcionariam, mas temos certeza que elas parariam de se mover. A consequência de um planeta que não tem mudanças tectônicas seria que não teríamos vales nem montanhas e, portanto, o planeta seria completamente plano.

Não teríamos estações do ano

O nosso planeta só tem estações porque é inclinado em seu eixo, fazendo ser verão no hemisfério norte enquanto é inverno no hemisfério sul. Em um planeta plano, essa inclinação não funcionaria e todo o planeta estaria em apenas uma estação.

Ficaríamos sem chuva

Se a Terra fosse plana, o vento sopraria apenas em duas direções; norte e sul. A rotação da Terra faz com que os ventos e as correntes oceânicas se movam de leste para oeste, então se o nosso planeta parar de girar, esses ventos parariam e todas as tempestades também parariam. Poderia haver vida ao longo da costa, mas o resto do planeta estaria completamente sem as chuvas.

Bom, já dá pra ver que ninguém sobreviveria, né!? Mas e você, sabia das consequências caso a Terra fosse plana? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+