Curiosidades

Astrônomos calculam quantos anos tem o sol e quando ele vai morrer

0

O sistema solar é formado pelo sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. O sol é a estrela central do nosso sistema e todos os outros corpos giram em torno dele.

Ele é um dos grandes responsáveis pela existência de vida em nosso planeta. Além de nos manter aquecidos, existem várias vantagens relacionadas com a exposição dos raios solares. Mas sabemos que ele não existirá para sempre.

Mesmo que o sol esteja com os dias contados, felizmente são vários dias para contar. E claro que saber com exatidão quanto tempo a estrela central do nosso sistema tem sempre foi um ponto de estudo. Agora, um levantamento feito por um grupo de astrônomos, trabalhando com dados do telescópio espacial Gaia, conseguiu determinar não apenas a idade do sol, mas também em quanto tempo ele vai morrer, o que consequentemente significa o fim da Terra.

Fim do sol

Hypeness

Esse estudo feito analisou, de forma precisa, dados de 5.863 estrelas de nossa galáxia com massa e composição parecidas que foram capturadas pelo telescópio lançado pela Agência Espacial Europeia. Os astrônomos fizeram isso para conseguirem prever o passado e o futuro do sol. Como resultado, eles estimaram a idade do astro em 4,57 bilhões de anos.

Entretanto, mais importante do que saber quantos anos o sol tem, o estudo também estimou quanto tempo ele ainda brilhará e será a fonte de vida, energia e luz do nosso planeta. A resposta que eles encontraram foi 3,5 bilhões de anos.

Segundo o estudo, o sol seguirá com sua força e tamanho atual por aproximadamente oito bilhões de anos. Depois desse tempo, a falta de hidrogênio para fusão nuclear irá fazer a estrela esfriar e aumentar seu tamanho até que ela se transforme em uma gigante vermelha. Isso irá acontecer entre 10 e 11 bilhões de anos. O fim da vida do sol chegará quando sua atmosfera diminuir até que ele se torne uma estrela anã branca.

No entanto, bem antes do sol morrer, ele irá levar parte dos planetas ao seu redor, inclusive a Terra. Quando os oito bilhões de anos estiverem completos, e ele se tornar uma gigante vermelha, ele engolirá Mercúrio, Vênus e provavelmente nosso planeta. E mesmo que a Terra escape, por conta da mudança de tamanho do sol, toda a vida no planeta irá acabar.

Quando e como

Science Alert

Como dito, saber quando nossa estrela irá morrer é uma pergunta que todos querem saber a resposta. Por isso vários e vários estudos são feitos. Como esse feito por cientistas que fizeram previsões a respeito de como será o fim do nosso sistema solar e quando ele vai acontecer. Felizmente, ou não, os humanos não vão existir para ver esse final.

Antes se pensava que o Grande Astro se transformaria em uma nebulosa planetária, ou seja, uma bolha luminosa de gás e poeira. E as evidências sugeriam que essa nebulosa teria que ser um pouco mais massiva. Em 2018, uma equipe internacional de astrônomos descobriu que uma nebulosa planetária é de fato o cadáver solar mais provável.

Nesse estudo, os astrônomos se basearam na idade do sol e previram que ele chegará ao seu fim em, aproximadamente, 100 milhões de anos.

No decorrer desse caminho, outras coisas irão acontecer. Em cerca de cinco bilhões de anos, o sol deve se transformar em uma gigante vermelha. Isso quer dizer que seu núcleo irá encolher e suas camadas externas irão se expandir para a órbita de Marte. Tal fato acabará com a Terra, se ela existir até lá.

Pelo menos uma coisa é certa: os humanos não estarão presentes para ver isso. Na realidade, a humanidade tem cerca de um bilhão de anos restantes. Isso a menos que se encontre uma forma de sairmos do nosso planeta.

O sol aumenta cerca de 10% a cada bilhão de ano. Isso pode não parecer muito, mas esse aumento em seu brilho vai acabar com a vida em nosso planeta. Os oceanos vão evaporar e a superfície da terra ficará quente demais para que a água seja formada.

O que irá acontecer depois de o sol se tornar uma gigante vermelha ainda não está claro para os pesquisadores.

Fonte: Hypeness, Science Alert

Imagens: Hypeness, Science Alert

Janus, tartaruga de duas cabeças chega aos 25 anos

Artigo anterior

Greta Zimmer Friedman, a enfermeira beijada em comemoração na Segunda Guerra Mundial

Próximo artigo