Fatos Nerd

Atriz de Harry Potter critica fãs adultos da saga: “É para crianças. Superem”

0

Uma atriz de Harry Potter deu o que falar essa semana, gerando discussões na internet após uma fala polêmica.

A atriz e comediante britânica Miriam Margolyes, famosa no Brasil e em outras partes do mundo por interpretar a Professora Pomona Sprout na franquia, fez uma crítica direta aos fãs adultos da saga, sugerindo que eles deveriam ter superado Harry Potter, pois é uma história destinada a crianças.

Durante uma entrevista ao canal 1News da Nova Zelândia, Margolyes fez esse comentário afiado quando questionada por uma repórter da emissora sobre as diferenças na abordagem dos fãs de Harry Potter e os fãs de Blackadder. Essa é uma série da BBC One na qual Miriam também trabalhou.

Em fala, ela diz que se preocupa com os fãs de Harry Potter, pois eles ‘já deviam ter superado’. Ela chama atenção para o fato da saga ter mais de 25 anos, e diz que é uma história para crianças.

A atriz de Harry Potter, intérprete da Professora de Herbologia, disse que mal se lembra da franquia. No entanto, os fãs parecem ‘presos nisso’. Ainda, disse que algumas pessoas, quando a encontram, dizem coisas como “vamos fazer nosso casamento temático sobre Harry Potter”. A atriz satirizou, dizendo que não imaginava ‘como seria a primeira noite’ de um casal desses.

Via O POVO

Repercussão

O comentário gerou controvérsia nas redes sociais, levando muitos fãs a questionarem por que pessoas adultas ainda se sentem confortadas com ensinamentos e histórias que conheceram na infância.

No entanto, Harry Potter, assim como tantas outras sagas de livros e filmes, transmite uma mensagem universal que resistiu ao tempo, atraindo diferentes públicos e gerações.

Essa “devoção” não é incomum na cultura pop e, no caso do bruxinho, cresceu à medida que sua história se tornou mais complexa e adulta.

Nostalgia entre os fãs

Baseada em uma série literária de sete volumes escrita por J.K. Rowling, Harry Potter emergiu como a série de livros mais vendida no mundo todo, alcançando a marca de 600 milhões de cópias vendidas e sendo traduzida para mais de 85 idiomas.

No mundo cinematográfico, os oito filmes da franquia não ficaram atrás, arrecadando um total de US$ 7,7 bilhões em bilheteria, além de receberem inúmeros prêmios.

O fenômeno se estendeu para além das telas, com um lançamento massivo de produtos licenciados, parques temáticos e jogos de videogame.

Contudo, além dos números impressionantes, o sucesso da saga pode ser verdadeiramente captado pela paixão e conexão que os fãs nutriram pela história. Com isso, transformam seus enredos, personagens e mensagens em algo que transcende qualquer medida.

Assim como os próprios personagens, a história de Harry Potter cresceu e se tornou mais sombria e complexa, refletindo o amadurecimento do público que a acompanhava.

Essa evolução gerou um apelo nostálgico ao longo dos anos, tornando-se uma parte significativa da memória afetiva de muitos fãs, que agora compartilham essa paixão com suas próprias gerações.

A atemporalidade desse fenômeno é evidente pelo fato de que está prestes a receber um reboot em formato de série pela Max, que readaptará os sete livros originais da franquia. A produção, cujo elenco ainda não foi revelado, está programada para estrear em 2026.

Via Slash Film

Polêmicas

Embora a atriz de Harry Potter não tenha falado sobre o assunto em sua entrevista, parte das pessoas aponta se as falas dela não se relacionam com as polêmicas da autora, J.K. Rowling.

Recentemente, a escritora usou suas redes sociais para se posicionar abertamente contra pessoas transsexuais, especificamente mulheres. Ou seja, pessoas que nasceram com o sexo biológico masculino, mas se identificam de maneira feminina.

A autora não apenas é contra o movimento transsexual, como também informa que usa de seus royalties e ganhos para apoiar causas que são contra esses grupos minoritários.

Nas redes sociais, muitos lutam para que a obra de Harry Potter seja esquecida. Com isso, deixariam de dar dinheiro para a autora e proprietária original dos direitos.

Enquanto isso, outros fãs argumentam que é possível aproveitar o universo fantástico sem concordar com as falas da autora nas redes sociais. O número de fãs que mantêm apreço pela obra é considerável, consumindo produtos, conteúdos e lançamentos, mesmo com essas atuais polêmicas.

Seja qual for o motivo, a atriz de Harry Potter parece ter deixado essa fase para trás, mas conta com um posicionamento polêmico para quem ainda é fã.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Slash Film, O POVO

IRPF 2024 | O trabalhador informal deve declarar?

Artigo anterior

Novo projeto de lei quer banir TikTok e outros apps chineses dos EUA; entenda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido