Curiosidades

Baleias encalhadas causam mancha vermelha na água e assustam

0

As férias de final de ano marcam um período no qual as famílias costumam viajar e aproveitar ao máximo os momentos juntos. Sendo assim, os destinos principais são as praias do Brasil inteiro. Mas imagina só, estar lá curtindo uma tarde ensolarada e de repente se deparar com um “ataque” bem próximo à areia. Tubarões ou baleias se aproximam e de repente uma mancha vermelha toma conta da água. Isso não só parece assustador, como é de fato e aconteceu recentemente em uma praia de Arraial do Cabo, Região dos Lagos.

O episódio em questão aconteceu no dia 31 de dezembro de 2022 e assustou os banhistas que estavam ali. De repente, um grupo de baleias encalhou na praia. Não bastando isso para amedrontar os banhistas, a água começou a ser tomada por uma mancha vermelha escura. A situação logo gerou uma confusão enorme, visto que, no primeiro momento, as pessoas presentes não identificaram o que era e logo acharam que se tratava de um ataque de tubarão.

A prefeitura da cidade, no entanto, negou essa hipótese e explicou que aquilo se tratava de cetáceos odontocetos, que é uma espécie de baleias. Suspeitam ainda que se tratavam de cachalote-anão, uma espécie bastante rara inclusive. Se isso for confirmado, será a primeira vez que o animal aparece naquela região.

As baleias assustando os banhistas

“Provavelmente, pela cena, é encalhe de animais raros. Estamos pesquisando e tentando confirmar, mas suspeitamos que seja do grupo de baleias com dentes, chamado odontocetos, e da família dos cachalotes. Essa família tem laços muito fortes e costumam andar em grupos. Os animais podem ter encalhado por tentarem salvar algum dos que estavam com eles ou, por exemplo, por tentar se esconder de um predador”, disse Maycon Victorino, presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo.

De acordo com ele, apesar de ainda estar em análise, aquele tom avermelhado que surgiu na água pode se tratar de uma tinta que a espécie solta quando se sente ameaçada.

“Já existem estudos que mostram que os cachalote-anão têm essa particularidade, eles podem soltar tintas para se defender, assim como fazem as lulas e polvos. Aquilo que as pessoas viram na água e que assustou, pode não ser sangue, e sim, um pigmento”, confirmou.

Em nota, a prefeitura da cidade pediu que, em situações de encalhe de animais, os banhistas não se aproximem de forma alguma. “A FUNTEC informa ainda sobre a real importância de não se aproximar dos animais que estiverem encalhados e não tocar neles para evitar qualquer acidente, mantendo assim a segurança de todos. Nesses casos o correto é esperar a chegada de equipes especializadas para ajudar o animal”.

É comum elas encalharem no Brasil

Não é algo raro que as baleias encalhem por aqui. De acordo com um estudo feito pelo Projeto Baleia Jubarte, ao longo do primeiro semestre de 2021, foram registrados 48 encalhes de baleias jubartes no litoral do país. Esse número assustou, sendo o maior registro pelo período.

Esse número supera inclusive dados de anos inteiros. Além da Jubarte, outras espécies acabam presas próximas às praias. Muitas delas conseguem, com ajuda humana ou sozinhas, voltar para o oceano, onde é mais seguro. No entanto, existem casos em que o animal não consegue e acaba morrendo.

Fontes: Extra; Hypeness

Vídeo: CNN Brasil

Importantes descobertas arqueológicas sobre o Egito em 2022

Artigo anterior

IPVA 2023: veja o calendário completo de pagamentos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido