Entretenimento

Banda islandesa viraliza cantando “Ilariê”, hit de Xuxa

0

A banda islandesa Studla Bandid viralizou nas redes sociais ao cantar uma versão de “Ilariê”, hit do final dos anos 80 na voz de Xuxa. Pelas imagens, a música parece ter sido apresentada em um momento de animação no show.

A banda, que tem pouco mais de dois mil seguidores no Instagram,  já viu a força do público brasileiro. A descrição do perfil tem a seguinte mensagem: “lariê on Spotify 🇧🇷😍”.

Após a viralização, Xuxa viu a versão e compartilhou o vídeo do grupo com a mensagem: “Olha onde o ILARIÊ chegou?!? E diga-se de passagem chegou lindamente, todo mundo cantando nosso hino”.

Compositor revela o significado de “Ilariê”, da Xuxa

Foto: Wikimedia Commons

Gravada e lançada por Xuxa em 1988, “Ilariê” foi a música de mais sucesso do disco “Xou da Xuxa 3”. Desde o lançamento, a canção foi cantada em outros idiomas e virou grito de torcida pela América Latina, principalmente no futebol argentino.

Composta por Cid Guerreiro, cantor baiano hoje com 62 anos, “Ilariê” ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso do Brasil durante 20 semanas, dividindo o topo com “Faz Parte do Meu Show”, de Cazuza, de acordo com matéria da Superinteressante.

O fenômeno “Ilariê” fez do “Xou da Xuxa 3”, até hoje, o segundo disco mais vendido na história do Brasil, com mais de 3.2 milhões de cópias, conforme ranking publicado pelo site da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus).

No entanto, da mesma maneira que surgiu o sucesso, também começaram especulações. Isso porque naquela época, algumas pessoas decidiram colocar o disco de vinil da cantora para tocar ao contrário.

Com isso, surgiu a teoria de que a canção escondia uma letra de “evocação ao demônio”. De acordo com matéria do Aventuras na História, setores religiosos da população, inclusive, passaram a criticar as músicas da Rainha dos Baixinhos e a situação ficou ainda mais fora de controle. Especialmente porque outras canções da loira passaram a ser tocadas de trás para frente.

O que significa Ilariê?

Foto: Wilo Araújo / Divulgação

Mas se “Ilariê” não possui nenhuma mensagem subliminar, o que essa palavra significa? Essa deve ser uma das perguntas que Cid Guerreiro mais ouviu em toda sua vida. 

Em entrevista ao Splash, do UOL, 34 anos depois do fenômeno “Ilariê”, o compositor falou sobre a canção. Convertido à Igreja evangélica, Guerreiro negou qualquer hipótese relacionada ao diabo. 

De acordo com ele, o boato iniciou através de um pastor que tinha Xuxa como alvo. “O boato surgiu dentro da igreja evangélica. Falavam que era um ex-bruxo que virou pastor e espalhava que ‘Ilariê’ tinha a ver com ‘erê’, as crianças do candomblé, que a Igreja considera como pequenos demônios.”

“Inventaram que era uma palavra de um dialeto africano, sendo que fui eu que inventei. Esse cara dizia que eu fiz o pacto e entreguei a música para a Xuxa. Ela era o alvo”, acrescentou Cid. 

Para encerrar a polêmica, o compositor informou que “Ilariê” é uma de suas invenções e que o termo surgiu como uma variação da palavra “hilária”, que era uma característica que notava muito em Xuxa.

“A Xuxa é uma pessoa animada, feliz, alto astral, sempre para cima. Ela é hilária. Criei o refrão pensando nisso”, aponta Cid. 

“Na música da Bahia, temos muito forte isso do refrão com ‘iê iê’, ‘uô uô’. ‘Ilariê’ vem disso. Eu precisava de um refrão forte e, na época, tinha uma música de sucesso chamada ‘Dança do Bambolê’, fiz para rimar”, explica o compositor.

Fonte: G1, Aventuras na História

Agricultor compra fazenda onde trabalhou na infância e muda vida da família

Artigo anterior

Youtuber transforma vaso sanitário em um PC para jogos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido