Notícias

Agricultor compra fazenda onde trabalhou na infância e muda vida da família

0

Ivan Carlos de Santana explica que tinha tudo para dar errado. No entanto, hoje, ele cultiva café especial com a família em uma fazenda em Cabo Verde, Minas Gerais. Por muitos anos, a fazenda era sinônimo de sofrimento para Ivan. Sua família, de origem pobre, passava por sérias dificuldades financeiras. Então, Ivan foi ao campo trabalhar.

Ele tinha 11 anos quando começou a acompanhar o trabalho árduo da mãe na plantação de café. Ao final do mês, ele também via como aquele trabalho rendia pouco. Portanto, para ajudar a sustentar seus irmãos, ele se tornou lavrador.

Quem ensinou Ivan a plantar foi sua mãe, Zilda Goulart. Suas aulas sobre o campo aconteciam na hora do almoço, mas nenhum dos dois imaginavam, anos depois, que se reencontrariam com os pés de café semeados por Ivan. E muito menos que esse reencontro seria em outras condições: como donos da terra.

Hoje em dia, ele e sua família são os donos da Fazenda Jangada. Assim, produzem grãos de alta qualidade, denominados como especiais porque são feitos somente com frutos maduros de café.

Já a marca leva o nome de Café Goulart, uma homenagem ao trabalho da matriarca da família.

frutos de café de fazenda

Marcos Serra Lima/g1

Agricultora faz sucesso no Tiktok mostrando rotina na fazenda

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @MARIALUCIAP29

A vida no campo pode ser difícil e sofrida para alguns e ser uma fonte de inspiração para outros, como é o caso de Ivan, que viveu os dois lados da história. Já para Maria Lúcia, sua vida no campo encanta pessoas ao redor do Brasil.

Maria Lúcia, de 58 anos, é agricultora aposentada e, nove meses atrás, jamais imaginaria que ficaria conhecida por mais de 2 milhões de pessoas. Podendo se intitular de influenciadora digital, ela mora no município de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte.

Assim, a agricultora conseguiu tantos seguidores depois que ela começou a mostrar um pouco do seu dia a dia no sítio, incluindo o cuidado com os animais, as plantações e as receitas que faz. Para Maria Lúcia, a vida simples, rural e feliz é o segredo do sucesso.

Embora hoje ela tenha um nome de peso na internet e seja capaz de fechar contratos de publicidade importantes, seja com marcas nacionais e internacionais, Maria Lúcia é nova no pedaço. Isso porque ela nem tinha perfis nas redes sociais há menos de um ano. Portanto, quem foi responsável por criar a estrela foi Radira Araújo, de 31 anos, uma de suas filhas.

Radira teve a ideia de colocar a mãe no ambiente digital e gravou um vídeo da agricultora sem nem que ela soubesse que pararia no TikTok.

“Tem um grupo do WhatsApp da família, com os meus irmãos e a minha mãe. Ela sempre tirava foto, fazia vídeo e mandava. A gente sempre comentava que ela tinha que ter Instagram, mas ela nunca foi de rede social. Quando a minha irmã mais velha deu um celular bom para ela, tive a ideia de fazer as contas nas redes sociais, mesmo que ela não quisesse. Vi que ela se dá bem com a câmera, então tive a ideia de gravar um vídeo com ela fazendo a resenha de uma sobremesa”, conta Radira.

Estrela do TikTok

Durante uma viagem a São Paulo, a filha de Maria Lúcia pediu doces de uma confeitaria conhecida e ofereceu à mãe enquanto gravava. Porém, a mãe só percebeu que o vídeo foi para o TikTok quando começou a receber as notificações. Ela logo se surpreendeu com os 100 seguidores que conquistou.

Desde então, a influenciadora decidiu continuar produzindo conteúdo e passou a gravar vídeos de receitas com sua filha. Isso até março de 2022, quando ela teve a ideia de gravar um vídeo no estilo vlog, mostrando o dia a dia de sua vida no sítio.

Maria Lúcia filmou sua rotina e entregou a gravação para que a filha editasse e publicasse o vídeo. Porém, ela não estava muito confiante com a ideia. Já Radira gostou do resultado e incentivou a mãe a repetir a fórmula outras vezes e viralizou, O segundo vlog de Maria Lúcia já alcançou 2 milhões de visualizações em apenas dois dias. Hoje, passa dos 4 milhões.

Atualmente, os vlogs no campo são a marca registrada da agricultora. Logo, nos vídeos, ela mostra as tarefas domésticas, receitas, plantações, o galo João Gomes, a galinha Maísa, entre outros animais do sítio. Além disso, ela mostra a casa que está construindo com a ajuda financeira dos filhos, inserindo algumas publicidades.

Fonte: G1

Por que existem mais cravos e espinhas na região do rosto?

Artigo anterior

Banda islandesa viraliza cantando “Ilariê”, hit de Xuxa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido