Notícias

Bebê abandonada é encontrada com carta em caixa em SC

0

Uma recém-nascida foi encontrada dentro de uma caixa de papelão na noite de terça-feira (01), na cidade de Palhoça, em Santa Catarina. Assim, junto com a bebê abandonada, a mãe deixou uma carta escrito: “Não tenho condições”.

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município, a bebê não foi deixada sem aviso. A mãe ligou para a central de telefonia do órgão e relatou que havia abandonado a menina em um local próximo à base dos socorristas. Sendo assim, tal lugar é localizado no bairro de Nova Palhoça, na região central da cidade, que faz parte da Grande Florianópolis.

Bebê abandonada é encontrada com carta

Reprodução

Dessa forma, com o aviso da mãe, os socorristas se dividiram em busca da criança. Então, um deles a encontrou às margens de um terreno a apenas duas quadras da base. A caixa em que a bebê abandonada estava foi lacrada com fita.

De acordo com os socorristas, a bebê estava bem agasalhada, não chorava e apresentava estar em um bom estado de saúde. Assim sendo, ao seu lado, estava uma mamadeira e uma carta, escrita pela própria mãe.

“Por favor, cuidem dela. Não sou de Palhoça, mas minha patroa me mandou embora depois que ganhei ela. Estou indo embora e não tenho condições de criar ela sozinha. Deem ela pra alguém que vai cuidar bem dela e ter condições de criar ela. Ela nasceu ontem, 6h da manhã. Não venham atrás de mim, não vou mais estar aqui. Já arrumei uma carona pra minha cidade no Rio Grande do Sul”.

Criança é encaminhada ao hospital

Com a descoberta da bebê abandonada, socorristas a encaminharam ao Hospital Infantil da cidade. Assim, em seguida, ela levaram a criança ao Hospital Universitário de Florianópolis.

Ao receber alta, as autoridades irão encaminhar a menina a um abrigo temporário da cidade de Palhoça, em Santa Catarina. Posteriormente, irão integrá-la ao sistema de adoção.

A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu nota afirmando que a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da cidade está com o caso ativo. Além disso, um inquérito foi insaturado para apurar o caso, mas ninguém foi preso até o momento.

O Código Penal aponta que o abandono de recém-nascido é semelhante ao abandono de incapaz e pode resultar na pena de detenção de seis meses até dois anos.

Abandono de criança

A cada seis minutos, uma denúncia de violência contra a criança chega à Secretaria Nacional de Direitos Humanos. No ano de 2011, foram 82 mil ligações. Dessa forma, o abandono é a maior causa de violência contra a criança de até nove anos.

Além disso, o abandono dificulta o processo de adoção, já que a criança fica em um abrigo temporário enquanto a Justiça realiza investigações sobre o caso e busca o responsável.

“Pode demorar até seis meses para fazer essa investigação. No Brasil, costuma demorar de oito meses a um ano, mais ou menos”, diz Francismar Lamenza, promotor da Vara da Infância e Juventude. Logo, todo responsável que estiver com dificuldade deve procurar ajuda no conselho tutelar na cidade.

Fonte: UOL

Baleia aparece do lado de barco no México para receber carinho

Artigo anterior

Malhação ID: como estão os atores 13 anos depois?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido