Mundo Animal

Baleia aparece do lado de barco no México para receber carinho

0

Quando se fala em baleias já se imagina as várias histórias que as cercam. Isso porque elas estão presentes na imaginação dos pescadores, marujos e homens do mar, desde que as navegações acontecem. Esses animais gigantes e o comportamento deles ainda é muito fascinante para os cientistas, que conhecem muito pouco sobre os hábitos desses gigantes.

Elas são pertencentes à ordem dos cetáceos, que foram originados dos mesoniquídeos há cerca de 50 milhões de anos. Em média, uma baleia vive 30 anos, mas já foram registradas baleias que chegaram aos 50. A reprodução das baleias não é tão grande como possa se imaginar, sobretudo se for comparada à de outros mamíferos. Nesse sentido, ela é até relativamente baixa. Cada espécie de baleia tem uma característica reprodutiva, mas a maioria delas tem somente uma estação reprodutiva ao ano, quando as fêmeas se acasalam com mais de um macho.

Por não ter uma reprodução tão grande e junto com a caça a esses animais, várias espécies de baleias chegaram à beira da extinção, até mesmo nos lugares mais remotos. Por isso que, mesmo depois de anos, o avistamento de uma baleia é um fato impressionante e quase que único na vida.

Encontro

Assim, alguns turistas sortudos que estavam passeando pela Baía de Magdalena, no México, conseguiram uma experiência única em seu passeio. Isso porque uma baleia-cinzenta de mais de 45 tonelada surgiu, de forma lenta, ao lado do barco onde eles estavam.

A priori, isso poderia assustar todo mundo. Contudo, a aproximação dessa baleia do barco foi bem lenta e nada agressiva. Isso pode ser visto no vídeo que foi publicado nas redes sociais, em que é possível observar a baleia espirrando água no barco de uma maneira carinhosa. Ademais, ela aparece dos dois lados do barco. Nessas aparições, os turistas aproveitam para beijar e acariciar a baleia.

Um deles que estava presente no momento incrível foi o americano de 36 anos Alex Bankyk. “Foi uma experiência incrível, eu estava vibrando. Foi mágico, uma experiência única”, disse ele em uma entrevista ao Daily Mail.

Segundo Gabriel Leandro Gomes, especialista em divulgação científica sobre mamíferos marinhos, esse tipo de baleia é “conhecido pela sua curiosidade por barcos em alguns locais e são o foco da observação de baleias e do ecoturismo ao longo da costa oeste da América do Norte”.

Proteção

Hardcore

A experiência vivida por esses turistas foi única, e para que mais pessoas possam vivê-la é preciso que as baleias sejam protegidas. Até porque, por não ter uma reprodução tão grande e junto com a caça a esses animais, várias espécies de baleias ficam à beira da extinção.

Por exemplo, desde que a caça comercial desses animais dizimou a população de baleias-finback no século passado, esses animais são considerados ameaçados de extinção. Contudo, depois de quase 40 anos do fim da caça comercial de baleias é possível ver os sinais de que algumas espécies que eram mais visadas estão se recuperando.

O fato é que várias populações e baleias ainda estão lutando. Isso mostra que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, e que os humanos precisam ter mais cuidado com a preservação desses animais, não somente para ter a possibilidade de encontrar uma baleia de 45 toneladas pedindo carinho durante um passeio de barco, mas para que o ecossistema do nosso planeta não fique desregulado.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Instagram, Hardcore

O jovem que estudou em casa sem energia elétrica e passou para medicina

Artigo anterior

Bebê abandonada é encontrada com carta em caixa em SC

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido