Mundo Animal

Bebê de tubarão-fantasma é descoberto na Nova Zelândia

tubarão
0

Um raro bebê de tubarão-fantasma foi descoberto por cientistas da Nova Zelândia. A espécie é pouco conhecida e vive nas profundezas sombrias do oceano. Também conhecidos como quimeras, esses peixes raramente são vistos e os filhotes são ainda mais incomuns.

O tubarão recém-nascido foi coletado a uma profundidade de cerca de 1.200 metros debaixo d’água, perto da Ilha Sul. Segundo os cientistas responsáveis pela descoberta, a coleta do filhote de tubarão-fantasma aprofunda a compreensão do estágio juvenil da espécie.

Brit Finucci, que é membro da equipe, explicou que a descoberta foi feita por acidente enquanto conduzia uma pesquisa de populações submarinas. “As espécies de águas profundas são geralmente difíceis de encontrar e, os tubarões-fantasma em particular, tendem a ser bastante enigmáticos”, afirmou à BBC. “Então, nós simplesmente não os vemos com muita frequência”, completou.

Teorias a respeito do tubarão bebê

Segundo os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Aquática e Atmosférica (NIWA, na sigla em inglês), da Nova Zelândia, os embriões dessa espécie se desenvolvem em cápsulas de ovos depositadas no fundo do mar, e se alimentam de uma gema até que estejam prontos para eclodir.

Ao ser encontrado, a barriga do tubarão bebê ainda estava cheia de gema de ovo. Foi através dessa informação, inclusive, que eles confirmaram que o animal descoberto era um recém-nascido.

tubarão

Brit Finucci

Finucci explica que os tubarões-fantasma jovens podem apresentar características diferentes de suas versões adultas, o que torna a descoberta mais significativa. “Os filhotes podem viver em habitats muito diferentes, podem ter dietas diferentes, podem até parecer muito diferentes dos adultos”, explicou.

Os pesquisadores planejam conduzir testes genéticos no filhote e realizar comparações com um adulto da mesma espécie, para entender melhor os detalhes que envolvem a mudança da infância para a fase adulta, como a cor, o tamanho e os hábitos alimentares do animal.

Os tubarões fantasmas não são tubarões reais, mas uma espécie de peixe intimamente relacionada com tubarões e raias. Eles são cartilaginosos, o que significa que seus esqueletos são compostos principalmente de cartilagem. “Encontrar o filhote nos ajuda a entender melhor a biologia e parte da ecologia da espécie”, disse Finucci.

Fonte: BBC

Menina sequestrada pelos próprios pais é encontrada em quarto secreto

Artigo anterior

Peabody: conheça o “menor cavalo do mundo”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido