Curiosidades

Bebê nasce com dois dentes no Pará

0

Gerar um filho e dar à luz uma nova vida é uma das emoções mais intensas que alguém pode viver. Nesse sentido, o momento do nascimento de um bebê é sempre muito esperado pelos futuros pais. Ainda assim, pode ser que algumas surpresas aconteçam, sejam elas boas ou ruins.

Como por exemplo, esse bebê que nasceu com dois dentes em um hospital na cidade de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, no Pará. A bebê chamada Ariella nasceu no dia oito de junho, de cesárea. Quando o médico a olhou ele disse que a bebê tinha dois dentes.

Por ser uma coisa bem fora do comum, a mãe da menina fez um vídeo para registrar esse fato e postou em sua rede social. “As enfermeiras não acreditaram. Quando elas foram limpar a Ariella viram que realmente eram dois dentinhos. A pediatra foi analisar e viu que um estava bem mole e quase solto e retirou o dente, já que ela poderia engolir. O outro ficou até o dia 12 de junho”, contou a estudante de Direito, Ádria Paes.

Bebê

G1

De acordo com a mãe, o médico recomendou que ela procurasse um odontopediatra para ver se seria preciso retirar o outro dente da bebê. No entanto, antes mesmo de ela ir até o médico o segundo dente de Ariella caiu.

“Durante as mamadas, sangrava bastante, mas foi amolecendo, até que em um domingo, ela estava chorando muito por conta desse dentinho e minha prima puxou, já que estava bem mole e poderia engolir. Depois disso, minha filha ficou bem aliviada”, contou Ádria.

Mesmo depois que os dentes da bebê caíram, a mãe se encontrou com uma odontopediatra que, depois de fazer sua avaliação, disse que eles se tratavam de “dentes natais”, que são dentes que vieram a mais.

Caso

G1

Conforme explicou a odontopediatra Hellen Loiola, essa é uma condição de dente extra numerários. E, conforme ela pontuou, é uma condição rara. Para se ter uma ideia, a cada 800 nascimentos, um bebê nasce com dentes natais.

“Pode ser confirmado com um exame radiográfico e resolvido logo que diagnosticado, porque pode causar feridas na língua do bebê e prejudicar a amamentação”, explicou ela.

Existem casos onde os bebês nascem com os próprios dentes de leite, que veem antes do tempo. Nesses casos, as crianças ficam sem o dente removido até que o dente permanente surja.

“A maioria das vezes a gente retira o dente mesmo porque, como esse dente tem a raiz mais mole, ele pode sair, a criança pode engolir e pode evoluir para casos de infecção local, porque começa a sangrar, ou o dente pode ir saindo em partes”, disse a pediatra neonatologista, Tattiana Alvarez.

No caso de Ariella, ela ainda fará um raio-X para verificar se está tudo certo. Depois do susto, e da situação resolvida, a mãe, Ádria, e o pai, Márcio, levam com bom humor o caso inusitado.

Antes de nascer

Repórter 10

Desde o momento que confirmam a gravidez, as mães aprendem muito sobre esse período e sobre o parto. São ensinadas sobre tudo que devem fazer durante a gravidez e o que esperar quando seus filhos chegarem ao mundo.

Mas enquanto as mães estão tendo contrações dolorosas, vontade de ir ao banheiro todo tempo, dor nas costas e vários outros sintomas quando estão perto de dar à luz, o que será que está acontecendo com o bebê? Como ele se comporta durante esse momento tão especial?

Assim como as mães, os bebês também têm que se prepararem antes de nascer. A primeira coisa é a caída do ventre. Ela pode acontecer semanas antes do parto ou até mesmo no dia. Isso acontece porque o bebê está se posicionando, com a cabeça virada para a pélvis da sua mãe, já se preparando para sair. E por ser um lugar estreito, o bebê irá querer se alongar, o que pode fazer com que a mãe tenha azia e dificuldades de andar.

Quando o bebê já está acomodado na pélvis, ele começa a fazer movimentos com a cabeça. Esses movimentos ajudam a dilatar o colo do útero, coisa que é essencial para que o canal do parto se abra. Por mais que o bebê não esteja consciente disso, ele está fazendo todo o trabalho.

Uma coisa que muitos podem não saber é que, entre uma contração e outra, o bebê está praticando a respiração. E ele já pratica esse respirar desde a 32ª semana da gestação. Além disso, o bebê também vira um pouco, para tentar achar a melhor forma de sair.

Antes de sair para conhecer seus pais e todo o mundo fora da barriga da mãe, o bebê já consegue ouvir tudo, até porque suas orelhas já estão desenvolvidas, sem contar que ele também é capaz de distinguir vozes. Por causa disso é que alguns bebês conseguem identificar a voz da sua mãe desde o começo.

Fonte: G1, Mulher

Imagens: G1, Repórter 10

Conheça o ‘carro voador’ encomendado pela Gol, que deve chegar ao Brasil em 2025

Artigo anterior

Navio que tentou alertar Titanic sobre iceberg é encontrado no Mar da Irlanda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido