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Carro elétrico da Nissan completa primeira viagem do mundo do Polo Norte ao Polo Sul

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Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. E mesmo que o aumento de carros seja uma coisa ruim, novos modelos estão surgindo para minimizar esse dano, como por exemplo, o carro elétrico.

Com o passar do tempo, esse tipo de veículo tem se modernizado e conseguido feitos incríveis. Um exemplo disso foi feito por Julie e Chris Ramsey que começaram uma viagem meses atrás indo do Polo Norte ao Polo Sul em um carro elétrico. Agora, eles finalmente chegaram em seu destino.

Ao todo, o casal andou 27 mil quilômetros na neve em um Nissan Ariya. A viagem deles durou nove meses, indo de uma ponta a outra do globo. O fim da viagem do casal foi anunciado por eles mesmos na madrugada da segunda-feira dessa semana.

Viagem

Os Ramseys chegaram no seu destino no dia 15 de dezembro, mas só conseguiram dar a notícia quando sua conexão via satélite foi reestabelecida. Essa aventura que eles fizeram é parte da expedição “Pole to Pole”, “De Polo a Polo” traduzido, que começou no Círculo Polar Ártico, Polo Norte do planeta, indo até o Círculo Polar Antártico, Polo Sul da Terra.

Para que o carro elétrico conseguisse cumprir essa missão ele teve algumas modificações. O principal foi feito nas suspensões do veículo que foram totalmente mudadas para poder ter um novo conjunto de rodas e pneus.

Claro que essa viagem chamou atenção de todos no mundo, mas ela não foi a primeira aventura que os Ramseys fizeram. Eles já viajaram pela Romênia, Azerbaijão e Cazaquistão em um Nissan Leaf durante o Rally da Mongólia, que é uma corrida com 56 dias de duração.

Nessa viagem de Polo a Polo, o carro elétrico foi testado em seus limites enfrentando temperaturas abaixo de zero. De acordo com o casal, a viagem os ajudou a aprender as vantagens de viajar em um carro elétrico mesmo com condições climáticas e estradas difíceis.

Carro elétrico

carro

Olhar digital

Outro ponto que os Ramseys aprenderam foram truques para manter a bateria do carro aquecida. Nesse ponto, eles criaram barreiras para proteger a parte inferior e o radiador dianteiro do carro do vento frio. Fazendo isso, eles conseguiram melhorar a eficiência do carro elétrico.

“Esperamos ter inspirado e educado muitos de vocês sobre as verdades da mobilidade elétrica e desmascarado os mitos comuns que ainda existem em torno dos EVs. Os veículos elétricos são capazes, divertidos e entusiasmantes de conduzir, são fiáveis e resilientes e, mais importante, mais gentis com o nosso planeta. Obrigado mais uma vez a todos que nos apoiaram. O trabalho em equipe de muitos de vocês tornou isso um sucesso. Nunca tenha medo de ultrapassar os limites”, disse o casal em seu comunicado oficial.

Segundo Chris explicou para o Portal Expedition, o propósito dessa viagem era provar que automóveis elétricos são sim um substituto viável para os carros de expedição que são movidos a diesel que existem nas regiões dos polos.

Ainda de acordo com ele, a parte mais fácil da viagem foi na região norte, por conta dos carregadores rápidos que eram disponíveis no caminho. E no Sul foi a parte mais desafiadora. No entanto, entendendo essas dificuldades, a organização Pole to Pole instalou carregadores na rota sul.

Esses carregadores continuarão nas regiões como uma maneira de atender à demanda e aumentar o plano pan-americano de disponibilizar cada vez mais pontos de carregamento.

Grandes feitos

Assim como os Ramseys, outras várias empreitadas foram feitas para testar as habilidades dos carros elétricos pelo mundo, como por exemplo, o Rimac Nevera, que conseguiu quebrar vários recordes em uma pista de teste na Alemanha. Esse super carro elétrico conseguiu quebrar impressionantes 23 recordes em um único dia no Automotive Testing Papenburg (ATP).

Os recorde foram feitos nas retas de quatro quilômetros. E para verificar os tempos feitos e confirmar que esse carro era realmente o mais rápido, estavam presentes os representantes da Dewesoft e da RaceLogic.

O veículo possui pneus Michelin Cup 2 R homologados para serem usados nas estradas, e ele conseguiu chegar a 96,5 quilômetros por hora em somente 1,74 segundos. Com isso, ele bateu o tempo que a própria Rimac tinha divulgado de 1,85 segundos.

No entanto, é importante pontuar que essa aceleração não foi feita com o carro totalmente parado. Isso porque para a medição foi levado em consideração o avanço de um pé, no caso, 30,48 centímetros. E a montadora  do veículo também ressaltou que a superfície onde o teste foi feito não foi totalmente preparada para ele.

De acordo com Mate Rimac, o CEO da marca, o Nevera também teve o recorde de veículo de produção mais rápido quando foi de zero a 400 quilômetros por hora e depois voltar para zero. Ao todo, foram necessários 29,94 segundos para que isso fosse feito. Em 2019, o Koenigsegg Regera levou 31,49 segundos no teste feito no aeródromo de Råda, na Suécia.

A pintura do Nevera também foi feita em homenagem ao BMW e-M3, um 3 Series E30 totalmente elétrico de 1984, do Mate Rimac. Esse carro também conseguiu quebrar alguns recordes em 2012.

Depois de 11 anos, o fundador da Rimac está contente em dizer que o seu super carro elétrico conseguiu chegar a 400 quilômetros por hora e voltar a zero mais rápido do que um McLaren F1 alcança 350 quilômetros por hora.

Os recordes que esse super carro elétrico conseguiu bater no dia foram:

  • Maior velocidade de 0 a 60 mph (0 a 96,5 km/h) em 1,74 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 100 km/h em 1,81 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 200 km/h em 4,42 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 300 km/h em 9,22 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 400 km/h em 21,31 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 100-0 km/h em 3,99 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 200-0 km/h em 8,86 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 300-0 km/h em 15,70 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 400-0 km/h em 29,93 segundos.
  • Recorde mundial para o veículo de produção mais rápido a atingir 0 a 249 mph (400 km/h) e retornar a 0, em 29,94 segundos.
  • Menor distância necessária para parar a partir de 62 mph (100 km/h): 29,12 metros (95,53 pés) (medido pela Racelogic) ou 28,96 metros (95 pés) (verificado pela Dewesoft).
  • Tempo recorde para percorrer um quarto de milha: 8,25 segundos.
  • Tempo recorde para percorrer um oitavo de milha: 5,44 segundos.
  • Tempo recorde para percorrer meio milha: 12,83 segundos.
  • Tempo recorde para percorrer uma milha em pé: 20,59 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 100 mph (0 a 160,9 km/h) em 3,21 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 120 mph (0 a 193,1 km/h) em 4,19 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 130 mph (0 a 209,2 km/h) em 4,75 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 250 mph (0 a 402,3 km/h) em 21,86 segundos.
  • Maior velocidade de 60 a 130 mph (96,5 a 209,2 km/h) em 2,99 segundos.
  • Maior velocidade de 0 a 200 mph (0 a 321,9 km/h) em 10,86 segundos.
  • Menor tempo necessário para parar a partir de 62 mph (100 km/h): 29,12 metros (95,53 pés) (medido pela Racelogic) ou 28,96 metros (95 pés) (verificado pela Dewesoft).
  • Recorde mundial para o veículo de produção mais rápido a atingir 0 a 249 mph (400 km/h) e retornar a 0, em 29,94 segundos.

Fonte: Olhar digital,

Imagens: Olhar digital, Instagram, YouTube

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