Curiosidades

Casais que dividem tarefas domésticas podem ter maior renda, sugere estudo

0

A ciência comprova: casais que optam por dividir tarefas domésticas não apenas são mais felizes e unidos, como também podem ter uma renda maior!

Um estudo conduzido com 900 casais heterossexuais em Kanpur, Índia, revelou que uma comunicação aprimorada no relacionamento e a divisão equitativa das tarefas domésticas podem resultar em benefícios consideráveis.

Os achados, divulgados pela Universidade do Texas em Arlington (UTA), EUA, destacam a importância desses elementos para o bem-estar conjugal e financeiro.

O professor assistente de economia da UTA, Ashish Sedai, liderou a pesquisa com os casais, demonstrando que quando as mulheres participam de sessões de aconselhamento com seus parceiros para desafiar as normas de gênero, elas tendem a ganhar mais independência tanto social quanto financeiramente.

Essa dinâmica também motiva os parceiros a demonstrarem maior respeito e a assumirem uma parcela mais equitativa das responsabilidades domésticas, contribuindo para a melhoria dos laços afetivos, o aumento da empregabilidade e uma maior renda familiar.

Via Freepik

Importância

A pesquisa ressaltou a importância da abordagem “aprender fazendo” no aconselhamento em dupla, evidenciando que as atividades comunitárias realizadas em conjunto são mais eficazes do que o aconselhamento isolado para promover a participação das mulheres no mercado de trabalho.

Ashish Sedai, em um comunicado, explicou que, se toda a carga das responsabilidades domésticas recai sobre uma única pessoa, a probabilidade dela conseguir um emprego é reduzida.

Estudo

Os casais foram distribuídos em três grupos, cada um com 300 relacionamentos. O primeiro grupo participou de quatro sessões de aconselhamento abordando temas como igualdade, estereótipos de gênero, discriminação, segurança e cooperação.

Enquanto isso, o segundo grupo, além das sessões de aconselhamento, também realizou atividades de construção de confiança, incluindo jogos, nos quais um parceiro guiava o outro com os olhos vendados. Por fim, o terceiro grupo serviu como grupo de controle, sem intervenções.

O objetivo de Sedai com o estudo era desafiar as normas patriarcais arraigadas. Também aproveitaram para investigar se essa intervenção poderia reduzir a carga de responsabilidades domésticas das mulheres.

As descobertas indicaram que é possível aumentar a participação feminina no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que fortalece o respeito mútuo e a confiança entre os casais, apenas ao dividir tarefas domésticas.

Resultados

Os resultados revelaram que as mulheres que participaram tanto de aconselhamento quanto de atividades em casal aumentaram seu tempo de trabalho em 43 minutos, principalmente em atividades por conta própria.

Além disso, os homens que passaram pelas mesmas intervenções aumentaram seu tempo dedicado às tarefas domésticas em quase 36 minutos por dia.

Via Freepik

Por outro lado, os homens que participaram apenas do aconselhamento, sem as atividades em casal, mostraram menos progresso. Isso porque eles dedicaram apenas 24 minutos a mais às tarefas domésticas do que o habitual.

Essa discrepância mostra que os casais que optam por dividir tarefas domésticas, seu tempo e atividades fortalecem ainda mais os laços familiares, de acordo com Sedai.

Além disso, eles observaram uma redução na incidência de violência doméstica entre os lares que participaram do estudo.

Este estudo demonstra que os casais têm a capacidade de aprender juntos a cultivar maior respeito e comunicação em seus relacionamentos, não apenas na Índia, mas em todo o mundo.

O pesquisador conclui que, se os casais conseguirem dedicar tempo de qualidade um ao outro, isso poderá aprimorar a confiança, a cooperação e o respeito.

Assim, resultará, eventualmente. em um aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, especialmente em contextos patriarcais.

Mudanças no cenário

Além disso, resultados como esse incentivam as novas gerações a dividir tarefas domésticas para ressignificar os papéis de gênero.

Já estamos vivenciando momentos em que os casais demonstram mais equilíbrio nas decisões e na importância mútua dentro do relacionamento. Agora, isso também pode afetar sua renda, estabilidade e qualidade de vida.

Por isso, vale a pena considerar essa prática tão simples, mas que pode trazer benefícios duradouros para a família que se inicia.

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Freepik, Freepik

Venda mundial de chocolate pode estar ameaçada por vírus; entenda

Artigo anterior

Celular é associado a infertilidade masculina; entenda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido