Crença e fé estão presentes na existência da nossa espécie a pelo menos 100.000 anos. A crença em algo maior permeia toda a história conhecida, o que torna esse fenômeno um dos mais importantes na humanidade. Obter um número preciso de pessoas que acreditam em um deus (ou deuses) é um trabalho difícil, contudo, algumas pesquisas sugerem que mais de 84% da população mundial são membros de alguma manifestação religiosa. Porém, também existem as pessoas que são adeptas do ateísmo.
Até porque, a fé é uma escolha pessoal e a liberdade religiosa deve ser respeitada. O ateísmo é não ter crença em alguma divindade. Normalmente, os ateus têm uma tendência a serem céticos com relação às afirmações sobrenaturais e sempre pontuam a falta de evidências empíricas para a prova da existência.
Antigamente, falar sobre ateísmo ou mesmo se dizer ateu era um grande tabu na sociedade. No entanto, com o passar do tempo, as pessoas se sentiram mais confortáveis para falar sobre a sua não crença, inclusive várias celebridades. Mostramos aqui algumas que já falaram abertamente sobre ateísmo.
Ateísmo
Daniel Radcliffe
Em 2012, o eterno Harry Potter disse que era um ateu militante quando estava discutindo o seu interesse mais amplo nas causas políticas progressistas. “Não sou religioso, sou ateu e militante ateu quando a religião começa a impactar a legislação. Precisamos de educação sexual nas escolas”, disse ele.
Contudo, essa não foi a primeira vez que Radcliffe falou sobre seu ateísmo. Sua primeira declaração foi em 2009. “Sou ateu, mas estou muito relaxado com isso. Não prego meu ateísmo, mas tenho muito respeito por pessoas como Richard Dawkins, que o fazem. Qualquer coisa que ele fizer na televisão, eu assistirei”, disse ele na época.
Fábio Porchat
Em 2020, o comediante e apresentador disse no programa “Roda Viva” que mesmo ele não sendo de nenhuma religião ele admira as histórias que são contadas por elas.
“Quanto mais a gente lê a Bíblia, mais ateu a gente é. Não dá para a gente acreditar naquilo que está escrito literalmente. Aquilo são parábolas muito bonitas, ideias muito bacanas para a gente lidar com a sociedade, lidar com os outros e as adversidades. Eu sempre me interessei muito por religião, qualquer uma delas. (…) Me interesso muito pelas histórias, as histórias são muito ricas e muito bonitas. Analiso bem, leio a Bíblia, para tentar transformar [o especial] no olhar de um não-crente’’, disse ele.
Vera Holtz
A atriz tem sua formação voltada para o catolicismo, no entanto ,ela disse que por conta da sua falta de rotina ela não consegue se dedicar à religião e à prática que ela exige.
“’Eu tive formação católica, mas fui em busca de outros rumos, fiquei meio andarilha na vida. Acho que todas as religiões exigem uma prática diária, semanal ou mensal. Como não tenho muita rotina na vida, não consigo me dedicar a uma. Minhas irmãs continuam católicas praticantes, mas eu já não consigo acreditar naquele Deus que me apresentaram: semelhante ao homem, mas com superpoderes. Super-heróis, para mim, só os da Marvel, de que sou fã’’, contou ela em entrevista em 2016.
Javier Bardem
A religião é onde algumas pessoas encontram o significado para a vida, mas nem todas são assim. No caso do ator, ele disse encontrar esse significado no cinema. “Eu sempre disse que não acredito em Deus, acredito em Al Pacino”, disse ele em 2012 para a revista GQ.
Na sua vida, Bardem teve uma crise de fé quando seu pai faleceu quando ele tinha 25 anos. “Eu não era um católico muito comprometido antes, mas quando isso aconteceu de repente tudo parecia tão óbvio: agora acredito que a religião é nossa tentativa de encontrar uma explicação; para se sentir mais protegido”, contou.
Angelina Jolie
O ateísmo não necessariamente faz com que as pessoas não acreditem em algo. Por exemplo, Angelina já disse que não vê “necessidade” na existência de um Deus. Ela explicou dizendo: “Não precisa haver um deus para mim. Há algo nas pessoas que é espiritual, que é divino”.
Essa declaração foi dada por ela em 2000, mas desde então a atriz não discute mais religião publicamente.
George Clooney
Em 1998, Clooney disse em entrevista para revista Parade a respeito da sua educação católica. “Eu tinha uma família muito rígida. Meu pai é um grande democrata liberal, mas isso não significa que ele fosse liberal de alguma forma com seus filhos. Minha mãe era mais fácil do que meu pai, mas ambos eram disciplinadores duros. Meus pais tinham imensa confiança em suas próprias habilidades e nas de seus filhos. Você sempre sentiu que teria sucesso se fizesse as coisas pelos motivos certos’’, contou.
Fonte: MSN
Imagens: MSN