7 erros que todo mundo comete ao falar sobre o ateísmo
Tempo de leitura:2 Minutos, 57 Segundos

7 erros que todo mundo comete ao falar sobre o ateísmo

Todo mundo até pode saber o que é que significa o fato de uma pessoa se auto denominar ateu, ou seja, uma pessoa que não possui crenças ou credos religiosos.

Mas será mesmo que você realmente sabe quem é este grupo e no que acreditam ou deixam de acreditar? O fato é que assim como em outros grupos, existem muitas falácias e esterótipos sobre os ateus, mas o que realmente é real?

Pensando exatamente nisso, nós aqui da Fatos, selecionamos os 7 maiores erros que as pessoas cometem ao falar dos ateus, confira!

1- O ateísmo é uma opção religiosa

Religious Atheist or Agnostic on checkmark

Muitas pessoas tendem a confundir por acreditar que todo ateu necessariamente acredita na ciência como a base de seus credos, caso que nem mesmo assim se trataria de uma religião de fato.

2- Ateus adoram ao diabo

pentagram pendant lying on an old book

A crença de que os ateus adoram o diabo, deriva exatamente da crença cristã que alega que quem não é a favor de deus, só pode ser contra deus.

Sendo que na prática, ateus não acreditam em um deus e logicamente nem se quer acreditam em um diabo.

3- Ateus são pessoas infelizes que sentem raiva dos cristãos

Portrait frustrated young man, hands touch the head, sitting at a desk near a computer,  isolated on gray background. Feeling sick and tired - Human emotion.

Este princípio também vem de uma crença cristã, que acredita que quem não tem deus, não pode ser feliz.

O fato é que existem ateus por todo o planeta, que provavelmente estão descontentes ou frustrados com determinadas coisas, assim como também existem cristãos nessa condição. A felicidade de uma pessoa não pode estar relacionada ao seu credo, quando no caso, esta não possui nenhum.

4- Ateus adoram exaltar a ciência

Low angle view of a mature scientist looking through a microscope in a laboratory.

É fato que quando existe um diálogo entre cristãos e ateus a ciência sem dúvida será utilizada como o argumento principal do ateu.

Mas diferente do cristão, ele não idolatra ou vê a ciência como algo espiritualmente superior, neste caso ele apenas a utiliza como base para sua formação ideológica e pessoal. Então não, a ciência não é o “deus” dos ateus.

5- Os ateus são pessoas sem moral

05

“Como é que alguém poderia ter moral sem deus e os seus mandamentos”, essa geralmente é a indagação que muitos cristãos podem se fazer.

Mas a moralidade além de ser relativa e individual não precisa ter suas bases dentro do cristianismo para existir, a moral é indiferente a qualquer religião, e existe por questões sociais, culturais e julgamentos pessoais. Por isso qualquer pessoa pode ser moralmente correta, independentemente de sua religião ou a falta dela.

6- Os ateus são intolerantes com os cristãos

06

Muitos acreditam que existe obrigatoriamente por parte dos ateus uma certa intolerância para com os cristãos. Mas a intolerância é algo individual, podendo partir por parte de ateus e cristãos, e não por aquilo que acreditam ou não, mas sim como um traço de sua personalidade.

7- Os ateus são ignorantes em relação a bíblia e as doutrinas cristãs

07

Este equivoco se deriva da crença de que quem não acredita em deus, só pode estar a parte de seus ensinamentos.

E é por esse mesmo motivo que alguns cristãos acham que devem pregar para os ateus, na esperança de converte-los.

Sendo que um estudo recente realizado nos EUA sobre conhecimento religioso, descobriu que os ateus e agnósticos sabem mais sobre as religiões do que qualquer outro grupo. Ou seja, essa ideia não se passa de mais um engano em relação a este grupo.

E então queridos leitores, vocês já conheciam cada uma dessas falácias? E vocês que são ateus, adicionariam algum outro item a esta lista? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.