Ciência e Tecnologia

CEO do Telegram planeja carteira de criptomoedas

0

O CEO do Telegram, Pavel Durov, fez um anúncio ousado na última semana, e surpreendeu os usuários ao divulgar seus planos de entrar definitivamente no mercado de finanças descentralizadas.

O presidente publicou que a empresa está pronta para se tornar uma exchange com operações na Web3, considerada a internet do futuro, que opera na blockchain.

O anúncio foi feito pela plataforma Twitter, e o CEO do Telegram disse que planeja ter suas próprias carteiras criptográficas, negociação interna e acesso sem intermediários pela plataforma de comunicação.

Desde o início, o aplicativo rival do WhatsApp procurava se destacar pelas suas facilidades, desde mensagens com criptografia de ponta, até canais abertos, uso da nuvem para arquivar conteúdos e formação de bibliotecas inteiras no servidor.

Por isso, Durov foi ambicioso em suas afirmações, e disse que o Telegram tem total capacidade de se tornar esse tipo de plataforma tecnológica. Ele usou de exemplo o portal de leilões Fragment, totalmente descentralizado que roda na rede The Open Network (TON).

A propaganda do recurso foi de construção em “5 semanas com apenas 5 pessoas”, vendendo 50 milhões de dólares em assinaturas no período de um mês.

Usando a plataforma como exemplo, o CEO do Telegram disse que possui as ferramentas adequadas para atingir esse e outros níveis de descentralização em suas operações financeiras.

Via Telegram

CEO do Telegram aposta no ousado

O anúncio do CEO do Telegram veio em um momento inesperado, especialmente por conta do mercado.

Afinal, as recentes notícias do colapso da FTX, segunda maior corretora de criptomoedas do mundo, fez com que a indústria voltasse a ficar reclusa. Dessa forma, poucas pessoas esperavam movimentos ousados de investimento nesse sentido.

No entanto, o presidente está certo da descentralização em seu sistema. Ele acredita que os investidores se sentirão mais seguros com carteiras independentes, e não aplicativos inteiros.

Por isso, transformar o Telegram em uma ferramenta com esse recurso o levaria para um novo patamar, além de manter suas funções originais de comunicação e mensagens.

O anúncio ainda é apenas uma promessa, já que não existe nenhum tipo de movimentação que indique o desenvolvimento da plataforma. No entanto, foi o suficiente para agitar o mercado e os usuários mais ansiosos.

Declaração dividiu opiniões

No Twitter, as declarações do CEO do Telegram foram bem recebidas por alguns dos usuários. Eles apoiam a transformação da plataforma e acreditam que será um bom investimento.

Buscando praticidade e autonomia nas operações, faria sentido que uma plataforma do porte do Telegram pudesse suportar movimentações com criptomoedas também.

Além disso, o mercado está receoso após os recentes acontecimentos, de modo que o anúncio foi uma aposta corajosa do presidente.

Por outro lado, muitos usuários também criticaram a ambição de Durov, principalmente pelos rumores de compartilhamento de dados com a Índia.

A polêmica também incitou a internet, pois o Telegram teria enviado informações exclusivas dos usuários para atender solicitações do governo indiano.

No banco de dados teriam endereços IP, nomes completos e números de telefone, disponíveis para o Supremo Tribunal de Delhi. Inicialmente, a plataforma negou as informações, mas depois confirmou que alguns dados foram enviados para atender a pedidos judiciais sigilosos, sob pena de multa.

Dessa forma, vários usuários criticaram o Telegram pela falta de privacidade, e tiveram uma posição mais receosa quanto a continuar usando o aplicativo de mensagens.

Nesse caso, antes de desenvolver sua própria carteira de criptomoedas, o CEO do Telegram precisaria comprovar a confiabilidade da plataforma como um todo, especialmente na questão de proteção de dados.

Entretanto, uma vez que esse passo for cumprido, pode ser viável transformar o sistema em um local de compartilhamentos de criptomoedas. Afinal, já possui a tecnologia necessária para tal.

Fonte: Investing

Imagens: Telegram

Após chuvas, estrada em SC fica submersa por rompimento de dique

Artigo anterior

STF decide que aposentados têm direito à revisão da vida toda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido