Curiosidades

CIA libera coleção inteira de documentos relacionados a OVNIs

0

Registros governamentais sobre OVNIs com mais de três décadas agora podem ser gratuitamente descarregados no The Black Vault – um repositório institucional online de documentos relacionados a OVNIs.

O portal, atualmente, é administrado por John Greenwald Júnior. De acordo com uma publicação do portal de notícias LiveScience, o arquivo massivo de dados inclui mais de 2.700 páginas de documentos relacionados a OVNIs – também nomeado pelo governo dos Estados Unidos como “objetos aéreos não identificados”, ou UAP.

As informações contidas nos arquivos têm sido classificadas pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, a famosa CIA desde 1980. Os documentos foram obtidos por meio de pedidos fundamentados com base na Lei da Acesso à Informação dos Estados Unidos (FOIA). As solicitações foram protocoladas no último quarto de 2020.

Arquivos

Após os inúmeros pedidos, a CIA decidiu criar um CD-ROM com documentos que foram classificados pela agência. O arquivo, intitulado como “The UFO collection”. Greenwald adquiriu o arquivo em meados de 2020 e disponibilizou o conteúdo recentemente no The Black Vault.

Os documentos, em PDF, relatam dezenas de incidentes, incluindo, por exemplo, o relato de 1976 do então vice-diretor assistente de Ciência e Tecnologia do governo americano entregando em mãos um misterioso objeto à agência de inteligência e a descrição de uma misteriosa explosão à meia-noite em um pequeno município da Rússia.

“A CIA afirma que esta é uma coleção que compila todas as informações obtidas pela agência, mas a gente não tem como verificar a veracidade”, escreveu Greenwald em um comunicado divulgando a disponibilidade do CD-ROM no The Black Vault. “De todas as formas, o portal seguirá investigando se há documentos adicionais nos acervos da CIA que não foram divulgados”.

De acordo com o New York Post, a liberação dos dados chegou meses antes de oficiais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e agências de inteligência comparecerem ao Congresso para informar sobre o conteúdo dos arquivos.

CIA, outras agências e a Lei da Acesso à Informação

No final de dezembro de 2020, uma cláusula exigindo que as agências, os comitês de inteligência e as forças armadas do Congresso divulguem todas as informações sobre objetos aéreos não identificados dentro de 180 dias foi anexada à lei.

A provisão veio após imagens surpreendentes de um objeto não identificado pairando em torno de aviões da Marinha dos EUA terem sido divulgadas no ano passado. O evento ocorreu em dois momentos. A primeira vez foi em 2004 e a segunda em 2015.

Embora o acesso aos novos dados seja significativo, o arquivo, em relação ao conteúdo divulgado pelo The Black Vault, é, digamos, apenas uma gota de água de todo um oceano. O site contém mais de 2,2 milhões de páginas de material relacionado a OVNIs. Greenwald obteve obteve todo o conteúdo por meio de mais de 10.000 solicitações fundamentadas na FOIA. De acordo com o site, Greenwald obteve seu primeiro arquivo em 1996, quando tinha apenas 15 anos.

Caso você, leitor, tenha interesse em acessar o arquivo disponibilizado pela CIA, basta clicar aqui. E caso encontre algo interessante, não pense duas vezes em contatar alguns dos membros de nossa redação.

Você sabe o que é Monofobia?

Matéria anterior

Nova produção do Netflix aborda vida após a morte

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar