Curiosidades

Cidades flutuantes são o futuro da humanidade?

0

A Terra está enfrentando as mudanças climáticas e os seus efeitos. Por conta disso, o ser humano está sempre procurando novas maneiras de se adaptar ao ambiente, que pode ser muito diferente daqui alguns anos. Nesse sentido, uma dessas adaptações são as cidades flutuantes.

Quem está experimentando essa ideia de casas flutuantes é a Holanda. E não é de se surpreender se for levado em consideração a tradição verde do país e sua história de arquitetura e desenho inovadores. Além disso, essa nação é a que está em um nível mais baixo da Europa. Por conta disso, a elevação do mar é uma ameaça real.

Outro fato é que os holandeses não estão fazendo experimentos somente com casas flutuantes. A ideia de fazendas flutuantes veio depois que o companheiro de Minke Van Wingerden, Peter, viu o impacto do furacão Sandy nas ligações de transporte e nas redes de abastecimento de Nova York em 2012.

Então, quando ele voltou para Holanda, ele e Van Wingerden decidiram criar uma fazenda que seria adaptada às mudanças climáticas. A fazenda dos dois foi inaugurada em 2019. Ela tem 40 vacas que andam entre um pasto ao lado das docas e uma estrutura flutuante. Ela é a primeira do seu tipo no mundo.

A fazenda produz leite, queijo, iogurte e adubo. Os produtos são levados aos consumidores através de bicicleta ou van elétrica.

“Nossa localização nos permite produzir e vender comida saudável aqui mesmo na cidade, de uma forma bastante sustentável. Acredito que exista um grande futuro para fazendas flutuantes”, disse Van Wingerden.

Cidades flutuantes

BBC

Com todo o sucesso da fazenda logo vem na mente se, em breve, cidades inteiras flutuantes serão uma realidade. Nesse ponto, a empresa americana Oceanix, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), lidera uma iniciativa envolvendo habitações humanas flutuantes de grande escala. Ela é descrita como  “a primeira comunidade flutuante resiliente e sustentável do mundo, para 10 mil moradores em 75 hectares”.

“Em relação à elevação do nível do mar, autoridades locais de cidades costeiras têm basicamente duas opções. Construir uma grande muralha, que provavelmente nunca será alta o suficiente, ou olhar para a última novidade em engenharia, que é flutuar sobre um lugar”, disse o presidente da Oceanix, Marc Collins Chen.

Por mais que esse projeto seja chamado de cidades flutuantes, a Oceanix propõe, pelo menos inicialmente, grandes bairros flutuantes. Eles serão expansões aquáticas para megacidades litorâneas que já estão super povoadas e enfrentam dificuldades com o aumento do nível do mar. Seriam lugares como Jakarta, na Indonésia, ou Xangai, na China.

As novas cidades irão ser compostas de plataformas triangulares de dois hectares de área, boiando. Cada uma dessas plataformas irá abrigar  300 moradores, com espaço adicional para produção agrícola e lazer. Além disso, elas podem se ligar umas às outras e formar um assentamento ainda maior.

“Estamos construindo uma infraestrutura que é capaz de lidar com eventos climáticos extremos e também é altamente sustentável. Queremos que esses assentamentos não usem nenhum combustível fóssil. É tudo com energia renovável, e estamos tentando cultivar 100% de nossas necessidade proteicas a bordo”, disse Chen.

Realidade?

BBC

Embora seja uma coisa impressionante, será que essas cidades flutuantes podem se tornar realidade? “Já está acontecendo. Nós veremos um protótipo flutuante nos próximos anos, estou muito confiante”, pontuou Chen.

Por mais que as cidades flutuantes possam parecer coisa de filme de ficção, os humanos têm vivido e cultivado alimentos em ambientes flutuantes há séculos. “Nós compilamos uma lista de 64 casos para estudo de comunidades indígenas flutuantes ao redor do mundo. Mais que isso, esses sistemas indígenas sempre foram inerentemente sustentáveis, algo que nossas cidades atualmente não são”, explicou Julia Watson, professora de Design na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Ironicamente, foram as construções de grandes cidades que levaram ao desaparecimento de várias dessas habitações e práticas aquáticas que agora estão sendo cogitadas como o futuro da vida urbana.

Mas é importante ter em mente que essas cidades flutuantes não são a solução. A solução é impedir que os níveis do mar aumentem.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

Esse casal escondeu o relacionamento por mais de 60 anos, fato que virou documentário

Artigo anterior

“Regra 34”, o filme brasileiro sobre cam girl que ganhou Leopardo de Ouro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido