Curiosidades

Ciência pode ter achado origem de estados alterados de consciência

0

consciência é o estado de estar consciente sobre um objeto externo ou algo dentro de si mesmo. Esse estado, geralmente, é definido como: sensibilidade, consciência, subjetividade, a capacidade de experimentar ou sentir, ter um senso de individualidade e o sistema de controle executivo da mente.

Ela é um objeto de estudo bem interessante e por isso sempre novas descobertas estão sendo feitas. Como, por exemplo, essa feita por cientistas que estudam a consciência e sua possível origem no cérebro humano, assim eles podem ter descoberto mais uma região responsável pela vigília. Essa região é o tronco cerebral, que é uma região com células nervosas reunidas em um grosso cordão na parte de trás do órgão.

Esse estudo está relacionado com o entendimento dos estados alternados de consciência, como, por exemplo, o coma e o estado vegetativo. Tanto que algumas pessoas tem uma percepção vaga, uma consciência das coisas a sua volta ou até acordam durante anestesias, o que é uma coisa que a ciência ainda não entende muito bem.

Consciência

Terra

De acordo com o conhecimento científico a respeito da consciência, que ainda é superficial, ela é dividida entre duas dimensões diferentes. São elas: a excitação, ou vigília; e apreensão, ou percepção.

Em 2016, cientistas da Harvard Medical School fizeram a descoberta da primeira evidência de que o tronco cerebral regulava a excitação e partes do cérebro relacionadas à consciência.

Nos pacientes que estavam internados com lesões no tronco cerebral, a maior parte dos inconscientes tinha dano em uma parte do tronco chamada tegmento pontino dorsolateral rostral. E somente um dos pacientes conscientes tinha dano nessa região. Já nos que estavam em coma e em estado vegetativo, também foi vista a conexão entre o tronco cerebral e duas regiões corticais através de scans cerebrais.

Isso foi analisado mais a fundo por Brian Edlow, um dos cientistas do estudo. Ele fez um estudo com sua equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Tours. Contudo, o mapeamento das redes neurais no cérebro travou, ao contrário do que aconteceu nos outros estudos que mapeavam o córtex, a parte externa do cérebro.

O travamento aconteceu porque as técnicas de imageamento não conseguem separar a atividade de neurônios isolados do tronco cerebral da atividade de redes que vêm dele para o cérebro.

Então, o estudo focou em detectar a vigília durante o descanso, momento em que o órgão está em um modo standby. Isso quer dizer que ele pode processar informações, mas não consegue se dedicar a tarefas ou prestar atenção de forma plena. Essa rede que sai do tronco foi chamada pelos cientistas de “Rede de Excitação Ascendente” (REA) e o que foi estudado dela foram suas ligações com os centros de vigília do cérebro.

Estudo

Terra

Essas conexões já foram bem mapeadas nos animais, mas não nos humanos. Então, para fazer isso, os cientistas examinaram três cérebros mortos através de ressonância magnética, e os de 84 pessoas saudáveis via dados do Projeto Conectoma Humano, que é uma iniciativa norte-americana que planeja mapear conexões por todo cérebro.

Com isso, eles encontraram no mesencéfalo uma rede altamente conectada partindo na área tegmental ventral que se liga a outros pontos já mapeados da REA. Outro ponto visto foi uma ligação da rede a outras que também estão relacionadas a partes do córtex que os pesquisadores sabem que são responsáveis pela consciência.

O pensamento antes era que a área tegmental ventral era responsável somente por modular o comportamento e cognição, que são dois processos bem ativos. Contudo, esse novo estudo aumentou o conhecimento a respeito do papel dele na vigília.

Além disso, foram vistas outras conexões diretas que ligam o tronco e o córtex cerebrais na região do fascículo prosencefálico medial, que fica no lobo frontal do cérebro.

Os próprios cientistas falaram que o estudo feito por eles é pequeno, mas eles também pontuaram que é um passo importante para entender uma coisa tão vaga e complexa como a consciência.

Fonte: Terra

Imagens: Terra

Dono do Instagram tem perda histórica de R$ 100 bilhões em um único dia

Artigo anterior

Tempestade solar dupla atinge a Terra e outra está a caminho

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido