Curiosidades

Cientistas acreditam que orcas estão atacando barcos de propósito

0

A orca é o membro da família de golfinhos de maior porte. Ela é um super predador com uma dieta bem versátil que inclui peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo. Elas são mais conhecidas como “baleias assassinas”, termo que está errado pelo fato de elas não serem baleias.

Por mais que o termo baleia assassina não seja correto, as orcas estão com um comportamento que pode justificá-lo. Curiosamente, as orcas não são uma ameaça direta à vida humana, mas sem dúvida nenhuma os humanos já se mostraram perigosos para determinadas orcas. Por exemplo, através de encontros desses animais com barcos, ficando presas em redes de pesca e deixando as orcas em cativeiro.

E nos últimos anos, alguns relatos foram ditos sobre incidentes em que as orcas atacaram barcos com pessoas, principalmente na região da Península Ibérica. Sabendo desses relatos, os pesquisadores levantaram várias hipóteses para os animais estarem atacando as embarcações.

Dentre elas estão as possíveis influências ambientais que as embarcações causam, as mudanças nos ecossistemas marinhos e até uma possível interação entre as orcas e os humanos. O fato é que descobrir o que está motivando esses ataques é algo essencial para que a segurança, tanto dos animais como dos humanos, seja garantida.

Por isso que, indo mais a fundo nas teorias dos motivos dos ataques aos barcos dá aos pesquisadores a oportunidade de entender os perigos que as orcas enfrentam e com isso repensar a maneira como os seres humanos estão se relacionando com esses animais.

Orcas

Socientifica

Como não tem predadores naturais, as orcas são os predadores supremos e bastante perigosas para suas presas. Para caçar, elas usam a ecolocalização para conseguir detectar suas presas na imensidão do oceano. Quando elas localizam a presa, é possível ver toda a destreza dessas baleias assassinas. Isso porque elas cercam a presa de uma forma estratégica e normalmente usam golpes bem poderosos feitos por sua cauda.

Esses animais são extremamente inteligentes, por isso que conseguem coordenar ações para serem feitas em grupo. Dessa forma, elas desenvolvem estratégia de ataque que acabam deixando a presa sem defesa nenhuma.

Por conta disso tudo, as orcas são uma grande ameaça para várias espécies marinhas. Contudo, para os seres humanos elas não são uma ameaça, até porque nós não estamos na lista de presas delas.

Motivo dos ataques

Socientifica

Para explicar o motivo pelo qual as orcas estão atacando os barcos, os pesquisadores levantaram duas possibilidades. A primeira é que um grupo de orcas tenha começado essa tendência de atacar barcos. E da mesma forma que os golfinhos, as baleias assassinas também criam tendências entre a espécie.

Então, por alguma razão, orcas jovens podem ter decidido que seria legal ir de encontro aos barcos na região da Península Ibérica. E conforme outros membros do grupo foram vendo elas, eles também quiseram participar da atividade e começaram a atacar os barcos também.

A outra possibilidade é que as orcas tiveram experiências negativas com outros barcos. Por isso, os ataques a eles podem ser uma forma dos animais se protegerem de possíveis ataques.

No entanto, o que tudo indica é que o que está acontecendo seja uma combinação dessas duas possibilidades. Até porque, os pesquisadores conseguiram identificar dois grupos de orcas que são responsáveis pelos ataques. Um é composto de orcas jovens, que podem ter começado a tendência. E o segundo grupo é composto por animais de várias idades, sendo somente um adulto.

O adulto desse segundo grupo foi chamado de White Gladis e está junto com suas irmãs e filhotes. Por conta disso, os pesquisadores acreditam que ele pode ter ficado preso em uma rede de pesca ou então tido algum problema com algum barco e por isso os ataca como uma maneira de se proteger e evitar os perigos que os humanos causam.

Fonte: Socientifica

Imagens: Socientifica

Submarino Titan: amigo de um dos passageiros desistiu de expedição ao Titanic por falta de segurança

Previous article

5 sobreviventes do Titanic com histórias inacreditáveis

Next article

Comments

Comments are closed.