Localizada na ilha de Alexandra, cerca de 1000 km do Pólo Norte, em local conhecido como Terra de Fraz Josef. É lá que está uma base militar nazista construída em 1942, após a invasão da Rússia pelos homens de Hitler. O lugar foi nomeado como “Schatzgraber”, ou “Caçador de tesouros”, em tradução livre.
O posto militar seria utilizado estrategicamente pelas tropas de Hitler para estudar e conhecer as condições meteorológicas, planejar e executar ataques. Também tinha a finalidade de servir para defesa de possíveis ameaças e ataques de seu inimigo, a Rússia. A base militar estava abandonada há 72 anos.
Cientistas e pesquisadores ligados ao Führer ocuparam o local, onde enviaram diariamente relatórios sobre mudanças e alterações climáticas. Uma equipe russa descobriu o lugar em agosto de 2015 durante uma expedição, em uma das ilhas banhadas pelo Mar de Barents.
No local, mais de 500 utensílios foram encontrados. Dentre eles: projéteis de bala enferrujados, equipamentos meteorológicos, roupas, itens de higiene pessoal, documentos, entre outros objetos. Devido as baixas temperaturas, muitos dos materiais encontrados estavam intactos.
A base militar e os relatórios emitidos pelos pesquisadores e cientistas que ali trabalhavam, iriam ajudar as tropas nazistas a invadirem a União Soviética. As estratégicas informações ali coletadas serviriam para o posicionamento de tropas, submarinos e navios da frota de Hitler.
Em 1944, a base foi abandonada depois que os cientistas e pesquisadores que lá trabalhavam foram contaminados pelo consumo de carne de urso estragada. Os sobreviventes então foram resgatados por navios das tropas alemãs.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.