• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ciência diz que essas 5 coisas são mais prejudiciais que o cigarro

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      30/07/18 às 19h26

O cigarro é um problema de saúde pública que está relacionado com cerca de 50 tipos de doenças. Só para vocês terem uma noção, estima-se que 5 milhões de pessoas morrem por ano por causa do tabaco. Entre essas doenças, o câncer é uma das mais perigosas, mas os problemas cardiovasculares e pulmonares também chamam muito a atenção.

Mas e se a gente disser que existem outros problemas, como a solidão, que podem ser tão prejudiciais quanto fumar 15 cigarros por dia? Bom, nós separamos algumas coisas que podem parecer completamente inofensivas, mas na verdade são grandes problemas de saúde pública, confiram:

1 - Solidão

Uma pesquisa feita pela professora de Psicologia da Brigham Young University (EUA), Julianne Holt-Lustand, mostrou que a solidão reduz a expectativa de vida de uma pessoa em níveis parecidos como os de quem fuma 15 cigarros por dia. No estudo foram analisados dados de 308 mil pessoas e foi concluído que as pessoas com relacionamentos sociais fortes tem 50% de chance de viver mais do que as que tem relacionamentos sociais fracos.

2 - Noites mal dormidas

O Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA classifica a falta de sono como um problema de saúde pública. Só para vocês terem uma ideia, cerca de 63% dos brasileiros tem um problema que piora a qualidade do sono. Entre eles estão o ronco, a apneia e a insônia. As pessoas que têm dificuldades para dormir têm maiores chances de ter um derrame ou mesmo um ataque cardíaco.

3 - Bronzeamento artificial

Sabia que fazer bronzeamento artificial é tão perigoso quanto fumar? Estamos falando isso porque em 2014 um estudo mostrou que o bronzeamento artificial já causou mais casos de câncer de pele do que o cigarro resultou em casos de câncer de pulmão. "Dado o grande número de casos de câncer de pele atribuíveis ao bronzeamento artificial, esses resultados destacam um importante problema de saúde pública", escreveram os pesquisadores do estudo.

4 - Comer mal

Consumir muito açúcar e comida processada pode nos deixar expostos a doenças fatais, assim como o cigarro. Em 2016 foi feito um estudo e o resultado mostrou que os riscos da mortalidade por causa da uma dieta ruim é maior do que as taxas somadas de morte por abuso de álcool, drogas e sexo desprotegido. Uma prova de que a alimentação nos causa muitos problemas está na nossa matéria que mostra como carnes processadas podem estar ligadas a problemas psicológicos.

5 - Ficar sentado por muitas horas

Sabia que quem fica muito tempo sentado tem grandes chances de ter câncer de intestino, de endométrio e de pulmão? Segundo uma pesquisa da Universidade de Regensburg, na Alemanha, foram analisados 68 mil pacientes com câncer e foi constatado que os que ficavam muitas horas do dia sentados tiveram maiores chance de desenvolver esses três tipos de tumores.

A cada duas horas extras que uma pessoa fica sentada por dia, o risco de ter câncer de intestino sobre em 8%, o de pulmão 6% e o de endométrio 10%.

Mas e você, sabia que todas essas coisas são tão prejudiciais quanto o cigarro? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+