Notícias

Clonagem de cartão: 3 a cada 10 brasileiros já sofreram tentativa de fraude

0

No Brasil, o aumento de golpes financeiros está se concretizando oficialmente, e autoridades observam os fenômenos com atenção.

Segundo o Radar Febraban, uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira dos Bancos com três mil indivíduos de todas as regiões do país, o número de vítimas de golpes financeiros aumentou no último ano.

Em setembro de 2021, 21% dos entrevistados informaram ter caído em algum tipo de fraude, enquanto em junho de 2022 esse percentual subiu para 31%.

De acordo com o levantamento, os homens são os mais atingidos (35%), bem como aqueles que ganham mais de cinco salários-mínimos (41%), têm nível superior (38%) e idade acima de 60 anos (35%).

Via Freepik

O golpe mais comum continua sendo o da clonagem de cartão, com pelo menos 64% dos entrevistados relatando ter sido vítima desse tipo de golpe.

Esse tipo de fraude aumentou 16% em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2021, afetando 48% dos entrevistados.

Tipos de golpes

Além disso, os golpes da central falsa, do golpe do leilão, da loja virtual e do WhatsApp também aparecem na lista de aumento de golpes financeiros.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time Opinion Box, 43% dos entrevistados que se identificaram como usuários do aplicativo foram vítimas de algum tipo de estelionato.

O golpe mais comum entre esses é o que utiliza a foto do usuário para solicitar dinheiro dos contatos.

Outra fraude que tem causado problemas para as vítimas é conhecida como “golpe do brinde”. Nesse caso, o fraudador convence a vítima, por telefone, de que ela ganhou um presente de uma determinada marca.

O principal formato de fraude consiste na informação de que, para receber o brinde, é necessário pagar a entrega. Além disso, exigem o cartão de crédito como única forma de quitação.

Ao inserir o cartão na máquina, o valor do serviço é alterado, geralmente para um valor mais elevado, sem que o cliente perceba. Nessa situação, a vítima realmente recebe o brinde, mas somente descobre a fraude no cartão depois.

Biometria

Via Freepik

Outra forma de fraude no aumento de golpes financeiros é a utilização da biometria facial da vítima. Os fraudadores usam para obter financiamentos bancários pela internet.

De acordo com a especialista em prevenção de fraudes Rita de Cássia Sola Dias, os criminosos entram em contato com a vítima por telefone ou WhatsApp, fingindo ser floriculturas, lojas de cosméticos e outras empresas, e informam que ela ganhou um brinde.

Em seguida, eles dizem que não podem deixar o brinde na portaria e precisam que a pessoa receba pessoalmente, marcando um horário para a entrega.

Durante a entrega do brinde, o entregador, usando seu próprio celular, pede à vítima que capture ou tire uma selfie (biometria facial) para comprovar que recebeu o brinde.

Vale reforçar que as vítimas geralmente recebem aparelhos modificados para usar. Isso porque colocam fita isolante no visor e na parte superior.

Isso ocorre porque eles querem esconder o nome da instituição financeira. Pois, durante a captura da foto, já estão conectados aos aplicativos de financiamento bancário.

Febraban alerta para aumento de golpes financeiros

Via Freepik

Conforme apontado pelo levantamento da Febraban, os golpes por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, estão se tornando cada vez mais frequentes.

De acordo com a entidade, as duas tentativas de fraude mais relatadas envolvem solicitações de transações e Phishing.

Os fraudadores fingem ser alguém do círculo pessoal ou profissional da vítima e, alegando ter dificuldades em acessar o aplicativo do banco, pedem que ela faça transferências ou pagamentos por meio de Pix, TED ou DOC.

Normalmente, usam um número de telefone novo e colocam a foto do usuário do WhatsApp por meio de imagens disponíveis na internet.

Enquanto isso, o phishing utiliza técnicas de engenharia social. Os fraudadores mentem para as vítimas, de modo que forneçam dados sigilosos e pessoais. Isso inclui senhas, números completos dos cartões e outros dados, como nome e data de nascimento.

É fundamental se atentar para o crescimento dessas ocorrências e se atentar para movimentações suspeitas.

 

Fonte: Terra

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Homem faz proposta de U$100 mil para mulher retirar sua máscara em voo

Artigo anterior

Foto do Papa Francisco com casaco estiloso foi gerada por IA

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido