Curiosidades

Cobra engolindo um ovo “gigantesco” é registrado em vídeo

0

Cobras são criaturas que nos surpreendem por uma variedade de razões, desde sua forma tão diferente dos humanos e dos demais mamíferos quanto pela carga cultural que elas carregam. Assim sendo, vídeos como o postado pelo The Dark Side of Nature só contribuem para nossa fascinação pelas cobras.

Isso porque as imagens mostram o momento em que uma Datypeltis Medici engole um ovo bem maior que a sua cabeça – isso sem quebrá-lo. Desse modo, os animais do gênero Dasypeltis são conhecidos como “cobras comedoras de ovos”. Elas são naturais do continente africano e não são venenosas.

The Dark Side of Nature explicou que a mandíbula dessa cobra está ligada ao fundo do crânio de uma forma mais frouxa. Isso permite que ela consiga abrir a boca mais em comparação com outros répteis.

Cobra com coloração rara é resgatada em cozinha e aparece sorrindo em fotos

Encontrar uma cobra provavelmente não é algo que deixa as pessoas animadas, mas essa história foi um caso à parte. Uma cobra de coloração rara foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na cozinha do Instituto Federal de Mato Grosso, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.

Segundo o biólogo e especialista em serpentes, Henrique Abrahão Charles, a cobra possui uma das colorações mais raras da espécie, apesar de a espécie em si ser facilmente encontrada. Assim sendo, o que chama mais atenção é que a cobra aparece sorrindo nas fotos do resgate.

No entanto, o que para humanos é um sorriso é, na verdade, um mecanismo de defesa para a espécie, explica o especialista. “Ela faz uma triangulação da cabeça para parecer uma naja. A boca parece que está sorrindo, mas pode ter certeza que ela dá um bote atrás do outro. Ela também não é uma serpente peçonhenta, mas tem dois dentes traseiros que se morder, perfuram”, contou.

Segundo os funcionários do instituto, a cobra estava agitada e agressiva. Logo, acionaram os bombeiros para que realizassem o resgate. Após a equipe chegar no local, os servidores já haviam capturado a cobra para que ela não fugisse ou picasse alguém.

Depois, ela foi colocada em uma caixa e solta em uma área de mata. De acordo com o biólogo, a serpente é chamada de “Capitão do Mato Boipeva”, sendo da espécie Xenodon merremii.

“Essa serpente possui policromia e tem várias cores na sua genética. Pode encontrar ela amarela, malhada, esverdeada, mais escura, preta. Essa coloração malhada é um pouco mais rara, mas já foram registradas”, disse.

Xenodon merremii

Reprodução

Ainda segundo o biólogo, o animal se parece com jararacas, cascavéis e corais por conta da camuflagem. Por isso, é muito comum que as pessoas confundam a capitão do mato com essas espécies.

Dessa forma, os adultos da espécie geralmente têm 1 metro ou menos de comprimento. Contudo, podem atingir dois metros. Essa serpente se alimenta de insetos, rãs, sapos e lagartos. Assim, o biólogo explica que a cobra possui algumas características especiais para se alimentar de anfíbios, principalmente de sapos. Por exemplo, utiliza-se os dentes traseiros para perfurar os animais. Além disso, ela chega a comer cobras menores.

“Várias cobras fazem esse achatamento na cabeça para imitar uma naja, isso é para aumentar o tamanho dela e fazer medo”, explicou. Segundo Henrique Abrahão Charles, a cobra não possui canal no dente ligado a alguma glândula que seja apta para soltar veneno. Portanto, ela não é peçonhenta.

Cobra com emojis foi resultado de oito anos de cruzamentos

A natureza é cheia de imagens que realmente são impressionantes. Assim, com a ação do homem, é possível ter criações inimagináveis. Esse é o caso de uma cobra estampada com emojis sorridentes pelo seu corpo.

A Píton-real (Python regius) alcançou a fama em nível mundial em 2017. No entanto, antes disso, ela era apenas uma cobra selvagem, comum em países da África equatorial como Camarões e Nigéria. Como ela é menor, mais dócil e mais fácil de domesticar que outras venenosas do gênero Python, os criadores de serpentes logo se apaixonaram.

Dessa forma, por meio da criação controlada, os entusiastas conseguiram focar em mutações genéticas que eles achavam mais interessantes, preservando-as. Logo, cobras albinas, com escamas brancas e amarelas, tornaram-se mais presentes do que seriam na natureza. Isso explica que a cobra com emojis não se trata de uma farsa, uma imagem manipulada. É apenas questão de anos de trabalho de cruzamentos.

Assim sendo, a serpente em questão é de criação de Justin Kobylka, norte-americano na Georgia. Ele passou oito anos selecionando as cobras certas para cruzar os exatos genes recessivos até chegar em um padrão de pintura com dois emojis e uma carinha de alienígena.

Ele poderia vender a criação por até 4,5 mil dólares, de acordo com o Business Insider, mas Justin prefere ficar com a cobra.

Fonte: Galileu

IA dá cores para fotos de séculos passados

Artigo anterior

Cientistas dizem que essa dica simples pode melhorar sua memória

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido