Curiosidades

Coisas inacreditáveis encontradas no mar

Foguete Apollo - mar
0

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do planeta, o que não é pouca coisa. Essa informação é amplamente conhecida, mas raramente paramos para pensar sobre o que isso realmente significa. Quantos animais e plantas existem lá embaixo que até hoje não encontramos? E quantas coisas já se perderam nas águas profundas?

Não é a toa que inúmeras lendas já foram criadas sobre o mar, afinal, são milhões de mistérios que ainda não foram solucionados. Mas às vezes mergulhadores e pesquisadores têm a sorte de encontrar coisas fascinantes que estavam submersas, e com isso, descobrem histórias loucas ou criam ainda mais perguntas nas cabeças dos pesquisadores. 

Computador milenar

Talvez o mais inesperado da lista é a descoberta de um computador antigo. Vale ressaltar que não é um computador grande da década de 90. A verdade é que bem antes de existir empresas como a Microsoft ou a Apple, a humanidade já criava dispositivos para facilitar a vida de todo mundo.

Entre 1990 e 1901 perto da ilha grega de Antikythera, pesquisadores encontraram o que acreditam ser a versão mais antiga do computador. Dessa forma, o mecanismo Antikythera é um computador análogo que foi feito para diversos usos, como para estudar a astronomia. Hoje, o mecanismo pode ser visto no Museu Nacional Arqueológico de Atena.

Foguete Apollo

Foguete Apollo - mar

NASA

Outra peça tecnológica incrível encontrada nas águas foi um foguete Apollo. Vários modelos do foguete foram lançados no espaço no final dos anos 60 e início dos anos 70 para orbitar a Terra e a Lua. Após isso, os motores primários caíram no oceano na hora do lançamento.

Sendo assim, muitos acharam que nunca seriam encontrados. Contudo, em 2012, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, investiu na procura dos objetos. As expedições tiveram resultados muito bons, já que encontraram vários motores e, depois de renovações, que demoraram dois anos, estão no Museu do Voo nos Estados Unidos.

Cidade perdida

Restos de uma cidade no Golfo de Cambaia, na costa da Índia, foram encontrados em 2001. Pesquisadores defendem que se trata da cidade mais antiga de toda a história.

Os artefatos encontrados no mar incluem pedaços de esculturas, restos humanos, obras de arte e até móveis de madeira. Inclusive, um pedaço de madeira foi analisado e os resultados indicam que tem a idade de pelo menos 9 mil e 500 anos! 

Locomotiva

Outro achado no mar interessantíssimo é um depósito de locomotivas, que se tornou um local frequentado por mergulhadores curiosos. Em 1985, encontraram várias locomotivas no fundo do oceano na costa de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Sabe-se que elas foram construídas em cerca de 1850, mas não há registros do motivo do abandono das locomotivas e nem da construção delas. Então, acredita-se que foram abandonadas para evitar que um navio afundasse ou ainda que caíram por acidente.

Tesouro

O caçador de tesouro iniciante Jay Miscovich teve a grande sorte de encontrar mais de 10 mil esmeraldas na costa de Key West, na Flórida, nos Estados Unidos, em 2010. Ele achou que estava feito na vida, já que o tesouro vale cerca de meio bilhão de dólares, mas o governo federal dos Estados Unidos entrou na história e permitiu a ele ter domínio temporário das joias, sendo legalmente impedido de vendê-las.

A cidade de Alexandria

A cidade antiga de Alexandria, governada pela última faraó egípcia, Cleopatra, está perfeitamente preservada no fundo do mar. Acredita-se que a cidade afundou por conta de uma série de desastres naturais, incluindo ondas gigantes e terremotos. Ela foi encontrada depois de mil e 600 anos, em 1998. Há planos de construção de túneis subaquáticos a fim de transformar o local no primeiro museu abaixo da água.

RMS Republic

RMS Republic

Reprodução

O RMS Republic foi encontrado em 1981 depois de uma expedição. Assim, existem muitas teorias sobre o navio, mas uma que é certa é que existe um tesouro lá no fundo do oceano.

Acredita-se que o navio afundou com muitos tesouros que podem valer mais de um bilhão de dólares considerando o câmbio atual. Dessa forma, uma teoria é que o navio estava carregando moedas de ouro americanas, que valiam pelo menos um quarto de milhão de dólares.

Assim, outra teoria defende que estava carregando três milhões em moedas de ouro como um empréstimo para o governo imperial russo. Até hoje, não encontraram os tesouros de fato, mas caçadores estão empenhados nessa missão.

5 golpes que turistas sempre caem

Artigo anterior

Quais são as armas brancas mais perigosas?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido