O inverno chegou, e, com ele, as famosas crises de rinite alérgica que atingem milhões de pessoas. Nariz escorrendo, espirros e olhos vermelhos estão na lista de piores sintomas para quem sofre com essa condição.
Por isso, é importante saber como aliviar o quadro e se prevenir para evitar algo pior!
O que é rinite alérgica?
A rinite alérgica é uma condição inflamatória crônica do nariz, causada pela exposição a substâncias alergênicas.
É uma reação exagerada do sistema imunológico a certas partículas inofensivas, como pólen, ácaros, pelos de animais e fungos.
Quando uma pessoa alérgica entra em contato com essas substâncias, o sistema imunológico identifica erroneamente essas partículas como uma ameaça e libera substâncias químicas, como a histamina, para combater a suposta ameaça.
Essas substâncias químicas causam inflamação na mucosa nasal, resultando em sintomas de rinite alérgica.
Os sintomas mais comuns da rinite alérgica incluem:
- congestão nasal, coriza (secreção nasal);
- espirros frequentes;
- coceira no nariz, nos olhos ou na garganta;
- nariz entupido.
Esses sintomas podem variar em intensidade e podem ser sazonais (desencadeados por alérgenos sazonais, como pólen) ou perenes (ocorrendo durante todo o ano devido à exposição a alérgenos perenes, como ácaros).
O diagnóstico de rinite alérgica é feito com base nos sintomas do paciente, histórico médico e, às vezes, testes alérgicos, como testes cutâneos ou exames de sangue.
O tratamento geralmente envolve medidas para evitar a exposição aos alérgenos, medicamentos para alívio dos sintomas (como anti-histamínicos, corticosteroides nasais) e, em alguns casos, imunoterapia alérgica (vacinas contra alergia) para reduzir a sensibilidade a alérgenos específicos.
E a sinusite?
Vale a pena ter atenção com a sinusite, que pode ser confundida com a rinite alérgica, porém sendo mais perigosa!
A rinite é uma resposta alérgica a substâncias como pólen, ácaros, pelos de animais. Por outro lado, a sinusite é uma infecção ou inflamação dos seios da face, geralmente causada por bactérias, vírus ou fungos.
Assim, esteja atento aos sintomas, pois a sinusite inclui mais dor facial, pressão nos seios da face, secreção nasal espessa e amarelada ou esverdeada, perda do olfato e dor de cabeça.
Além disso, a sinusite aguda geralmente dura menos de 12 semanas, enquanto a sinusite crônica dura mais de 12 semanas ou ocorre repetidamente ao longo do tempo.
Se identificar sintomas de dor por mais tempo que uma crise alérgica comum, procure um médico para cuidar de infecções respiratórias virais.
Como prevenir a rinite alérgica?
Para prevenir a rinite, é fundamental identificar os agentes aos quais seu corpo é alérgico.
Dessa forma, você pode incorporar cuidados naturais à sua rotina, desde a organização do quarto até os hábitos de limpeza.
Conviver com a rinite alérgica significa evitar ou minimizar o contato com poeira, pelos de animais de estimação, pólen, fumaça de cigarro, ácaros, mofo e até mesmo perfumes e produtos de limpeza.
Aqui estão algumas dicas de higiene para os lugares em que você passa mais tempo, como o seu quarto:
- Tenha menos cortinas e tapetes;
- Lave os lençóis com água quente;
- Tenha edredons, e não cobertores;
- Invista em capas protetoras;
- Evite almofadas;
- Limpe a poeira dos móveis com frequência;
- Use aspiradores em vez de vassouras.
Seguindo essas orientações, você estará contribuindo para reduzir a exposição aos alérgenos e, consequentemente, prevenir os sintomas da rinite alérgica.
Como aliviar a rinite alérgica?
Agora, se a prevenção não funcionou, o próximo passo é reduzir e aliviar os sintomas no dia a dia.
Nesse caso, faça uma limpeza nasal com soro fisiológico para ajudar a desobstruir as vias respiratórias. Isso pode facilitar a respiração.
Contudo, evite o uso prolongado de descongestionantes nasais, pois eles podem causar efeitos colaterais indesejados.
Quando os olhos estão coçando ou lacrimejando, o uso de soro fisiológico para lavar os olhos diariamente pode ser útil para aliviar os sintomas. Isso ajuda a remover os alérgenos e a evitar o desconforto.
Além disso, medicamentos anti-histamínicos podem ser úteis para aliviar a coceira e os espirros causados pela rinite alérgica.
No entanto, é importante que esses medicamentos sejam prescritos por um médico, levando em consideração seu histórico médico e outros fatores relevantes.
Além disso, um banho quente ou a realização de inalações podem ajudar a umidificar a mucosa nasal, aliviando os sintomas.
Dessa forma, poderá escapar da rinite, ou, ao menos, torná-la menos incômoda no dia a dia.
Fonte: SuperFarma