Compartilhando coisa boa

Como conseguir emprego na Europa antes de deixar o Brasil

emprego na europa
0

A oportunidade de trabalhar no exterior tem um valor inestimável para quem pretende expandir seus conhecimentos, habilidades e vivências. Se você sonha em morar fora do Brasil e está em busca de um emprego na Europa, vale a pena conseguir uma contratação antes mesmo de preparar a sua mudança de país. Afinal, a perspectiva de um contrato de trabalho pode facilitar as coisas para você e tornar a sua experiência ainda mais enriquecedora.

O que é essencial para trabalhar na Europa

Além de escolher um país para morar, quem é cidadão brasileiro precisa de visto para trabalhar na Europa. A habilidade de se comunicar minimamente na língua local também é essencial para a vivência em um país estrangeiro, ainda que o domínio de inglês possa ser útil em muitos casos.

Outra providência importante é preparar um currículo (ou atualizar o seu) no modelo de CV Europass, adaptando o conteúdo para o idioma e as características culturais do país de destino. Isso faz toda a diferença se a ideia é conseguir um bom emprego, trabalho temporário ou estágio remunerado em um país europeu — e ainda pode facilitar o processo de obtenção de visto.

Qual é o melhor país para morar na Europa

A decisão sobre onde morar na Europa depende de suas preferências, expectativas, condições financeiras e potencialidades. Por exemplo, uma pessoa com qualificação na área de engenharia pode escolher morar na Inglaterra por uma questão de afinidade cultural enquanto quem ainda está estudando costuma preferir países europeus com menor custo de vida, como a República Tcheca ou até mesmo a França.

Muita gente decide morar em Portugal ou na Espanha pela facilidade de adaptação ao idioma. Já quem fala alemão pode ter mais chances de encontrar emprego na Alemanha, que tem uma das menores taxas de desemprego atualmente. Aliás, juntamente com Luxemburgo, esses países são considerados os mais receptivos na Europa para brasileiros.

De qualquer forma, vale ressaltar a importância de pesquisar informações atualizadas sobre os locais de sua preferência e abrir sua mente para diferentes possibilidades. Alguns países menos conhecidos criam programas especiais para atrair talentos internacionais ou oferecem facilidades para profissionais estrangeiros.

Como encontrar oportunidades de emprego na Europa

As buscas na internet e o networking são os métodos mais recomendáveis para quem quer conseguir emprego na Europa. Evite fazer planos de trabalhar ou procurar emprego durante uma viagem, pois isso ocupa um tempo em que você poderia estar se divertindo e ainda pode ter consequências graves como deportação, multas e proibição de entrada em países europeus. Em vez disso, acione a sua rede de contatos e pesquise oportunidades em:

  • sites internacionais com filtros para procura de empregos no exterior
  • entidades que coordenam programas de estágio no exterior
  • feiras de intercâmbio e sites especializados nesse tipo de programa
  • ONGs com projetos de voluntariado profissional
  • eventos temáticos do país ou da área profissional de sua preferência
  • sites e redes sociais de empresas do seu interesse

Ao traduzir suas informações profissionais e adaptar o seu currículo ao padrão europeu, crie uma versão do seu perfil no LinkedIn no idioma falado no país onde você pretende trabalhar e comece a se preparar para as entrevistas de emprego online.

O que é preciso para tirar o visto de trabalho na Europa

Cada país europeu tem os próprios requisitos para a concessão de vistos de trabalho, que vão da validade do seu passaporte e certificado de vacinação à exigência de documentos específicos como diploma e certidão negativa de antecedentes criminais. Para que o processo avance com mais rapidez, é bom contar com um contrato de trabalho nessa etapa ou com a colaboração da futura empresa contratante.

Mesmo com o visto de trabalho, pode ser que você precise se apresentar às autoridades locais e fazer registros em determinados sistemas. São esses trâmites burocráticos que garantem o seu direito a morar legalmente na Europa e ter acesso aos benefícios trabalhistas e serviços públicos vigentes no país, respeitando as condições determinadas no visto.

Principais vantagens de morar e trabalhar na Europa

A possibilidade de morar e trabalhar na Europa costuma representar um salto de segurança e qualidade de vida para profissionais brasileiros. Na maioria dos países europeus, é possível aproveitar os benefícios de políticas sociais mais inclusivas, melhor distribuição de renda e uma eficiente estrutura pública de educação, saúde e transporte.

Outra vantagem é a diversidade de panoramas culturais no Velho Continente, com países que ficam muito próximos uns dos outros. Além da facilidade de fazer viagens internacionais percorrendo distâncias menores enquanto você estiver vivendo na região, há a possibilidade de se locomover livremente por um grande bloco de países sem a necessidade de tirar outro visto.

Por mais que você também possa visitar vários países com isenção de visto em temporadas mais curtas, o fato de conseguir um emprego na Europa garante o seu sustento para que essa experiência resulte no desenvolvimento de competências profissionais e habilidades sociais, principalmente em termos de adaptabilidade, comunicação e inteligência emocional.

10 eclipses solares mais famosos

Artigo anterior

Quem está lucrando com a escravidão no Brasil?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido