Curiosidades

Como evitar golpe com aplicativo de entrega

0

Atualmente, existe um aplicativo praticamente para cada necessidade e isso tem seu lado positivo e negativo. Nesse ínterim, na busca dos melhores aplicativos, e confiando nos serviços onde eles são postados, procuramos aqueles que nos oferecem benefícios. E é difícil acreditar que, há 10 anos atrás, eles não eram uma parte tão importante da nossa vida.

Seja entrega de comida, serviços de limpeza, caronas, entrega de qualquer tipo de produto, entretenimento, enfim, é difícil imaginar algum tipo de serviço que não seja feito por um aplicativo. Ele é um dos negócios mais rentáveis atualmente. Esse mercado está sempre em movimento e desenvolvimento de novos produtos.

Infelizmente, conforme os aplicativos vão se desenvolvendo e dando mais possibilidades para o consumidor, alguns golpes novos usando os aplicativos também acabam surgindo.

Casos

Golpe1 999x666, Fatos Desconhecidos

Recentemente, Yasmin Brunet contou em suas redes sociais que ela tinha sido vítima de um desses golpes. O golpe aconteceu quando ela pediu comida por um aplicativo de entrega e o entregador cobrou  7,9 mil reais em seu cartão, quando na verdade deveria ter passado 77 reais.

Infelizmente, esse não foi um caso isolado. Em apenas um ano, as reclamações sobre esse tipo de fraude cresceram 186%, de acordo com os dados que foram divulgados no fim de junho pelo Procon-SP. Além disso, houveram 249 queixas contra as empresas iFood, Rappi e Uber Eats entre janeiro e maio de 2021.

Novo golpe

Golpe2 980x720, Fatos Desconhecidos

O chamado “golpe da maquininha” pode acontecer de várias formas. Como por exemplo, outro entregador faz o serviço; ou uma suposta central de atendimento entra em contato para confirmar a história; alguma desculpa para fazer a cobrança de uma nova taxa. O curioso é que o valor pode aparecer certo na maquininha ou então nem aparecer. E justamente por causa do imediatismo do pedido e da velocidade do pagamento o consumidor nem percebe que foi vítima de um golpe.

Como se proteger

Golpe3 1024x1024, Fatos Desconhecidos

Conforme novos golpes vão surgindo e as pessoas ficam sabendo deles, logo elas criam maneiras de se protegerem para não serem vítimas. Existem algumas maneiras de se proteger desse golpe da maquininha. Algumas delas são:

1 – Evite usar a máquina de cartão. Sempre que for possível, pague diretamente pelo aplicativo.

2 – Sempre acompanhe a tela do aplicativo. Isso porque não pode haver cobrança d taxa extra se o pagamento já foi feito de forma certa.

3 – Se você for pagar na hora da entrega, confira com cuidado o valor que está na maquininha. Além disso, veja também se a maquininha em si está em boas condições.

4 – Nunca pague uma entrega sem antes ver o valor que está no visor da máquina.

5 – Digite sua senha sempre de uma forma discreta.

6 – Logo que você fizer o pagamento confirme com o banco o valor cobrado pelo serviço.

7 – Sempre tenha um cuidado com as ligações suspeitas e com o compartilhamento de informações pessoais.

7 transformações físicas mais extremas já feitas

Matéria anterior

Por que os bebês reais são batizados tão cedo?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos