Curiosidades

Como evitar que a geladeira consuma mais eletricidade do que deveria

0

Todos nós temos nossos truques em casa, os caminhos que seguimos para fazer algo. Desenvolvemos jeitos únicos para limpar a casa, por exemplo, para dobrar nossas roupas, dar uma ajeitadinha do armário e, é claro, jeitos únicos na cozinha. Seja na hora de cozinhar, preparar os alimentos para isso ou apenas armazená-los. Tudo isso que falamos, estamos afirmando algo pessoal, um jeito único. No entanto, algo que quase todos fazem é guardar os alimentos na geladeira.

Esse eletrodoméstico é indispensável na casa de qualquer pessoa, mas ele também pode ser uma grande fonte de consumo de energia. Para se ter uma ideia, dependendo do tipo de geladeira, ela pode consumir de 40 a 57 kW/h, já o freezer gasta em média 48 a 54 kW/h.

Essa diferença acontece porque a geladeira precisa de mais energia para conseguir conservar os alimentos na temperatura ideal. Esse esforço a mais é visto na conta de energia. No entanto existem algumas coisas que as pessoas podem fazer para evitar que o eletrodoméstico consuma tanta energia.

Consumindo menos energia

1 – Evitar abri-la o tempo todo

Frigelar

Pode parecer um ato simples, mas ficar abrindo a geladeira o tempo todo pode fazer com que o consumo de energia aumente. Então, se você é daquelas pessoas que abre a geladeira para pensar, repense esse hábito.

O recomendável é ser objetivo. Abrir o eletrodoméstico, pegar o que deseja e fechá-lo. Até porque, ficar com a porta da geladeira aberta fará com que ela consuma mais energia porque ela precisará se esforçar mais para manter seu resfriamento interno.

Outro ponto é que muitas pessoas acreditam que desligar a geladeira durante a noite diminui seu consumo de energia, mas isso não é verdade. A realidade é o oposto. Quando ela é religada, ela consome ainda mais energia.

2 – Não guardar produtos muito quentes

Frigelar

Muitas pessoas já colocaram um bolo que saiu do forno para esfriar na geladeira. No entanto, como ela trabalha para manter uma determinada temperatura dentro dela, quando se coloca algo muito quente ela irá aumentar seu consumo de energia. Isso porque, o motor da geladeira irá trabalhar mais para manter a temperatura que ficou mais alta por conta do alimento quente.

3 – Observar as borrachas de vedação

Frigelar

Um ponto que nem todos prestam atenção é nas borrachas de vedação da porta do eletrodoméstico. Elas devem sempre estar bem cuidadas e não gastas. Até porque, são elas que fazem a vedação da porta e bloqueiam que qualquer temperatura entre dentro da geladeira.

Quando elas estão gastas, elas podem deixar que o calor entre e isso faz com que o consumo de energia dela aumente, além de também poder ser prejudicial para os alimentos.

4 – Limpar a grade de trás frequentemente

Frigelar

Quando essas grades estão limpas, o sistema de fluxo de refrigeração irá fluir melhor. Isso porque a sujeira que fica acumulada nas grades pode acabar impedindo que esse fluxo funcione de forma certa. Como resultado, a geladeira consumirá mais energia do que o necessário.

5 – Observar a posição que ela fica

Frigelar

O lugar onde ela fica pode influenciar no consumo de energia. Por exemplo, se ela ficar perto do fogão, ou em lugares que pegam sol, isso pode influenciar no consumo de energia. Até porque, quando a geladeira recebe esse calor seu sistema terá que consumir mais energia.

6 – Investir em geladeiras mais novas e smart

Frigelar

Pensar na compra de uma geladeira mais nova ou smart é um investimento. Isso porque esse tipo de eletrodoméstico tem uma inteligência que funciona continuadamente e pode diminuir o consumo de energia em até 50%. Além disso, elas também mantêm os alimentos na mesma temperatura e evita que seja consumida mais energia do que o necessário.

Geladeira

Hypeness

Consumir menos energia é a meta de praticamente todo mundo. No entanto, tem casos em que as pessoas têm ideias surpreendentes. Por exemplo, o Studio Floris Schoonderbeek criou a chamada “GroundFridge”, uma geladeira subterrânea.

Essa geladeira parece ser o lugar perfeito para se armazenar os alimentos. A GroundFridge tem prateleiras embutidas, escada integrada e porta com fechadura. “Ela é uma combinação de uma técnica antiga e comprovada com a aplicação atual”, disse Floris Schoonderbeek, o homem responsável pela criação.

A geladeira consegue armazenar três mil litros, e tem espaço suficiente para dois adultos entrarem nela. Essa invenção subterrânea pode receber a mesma quantidade de comida que caberia em cerca de 20 geladeiras de tamanho família. E ela consegue manter a temperatura dentro de si entre 10 e 12° durante todo o ano.

Além de tudo isso, a GroundFridge não precisa de eletricidade para funcionar. Mas ela tem um ventilador adicional, que funciona à bateria, que absorve ar frio durante a noite.

O homem que criou essa geladeira tem o objetivo de “desenvolver soluções práticas para uma vida criativa em um mundo mais bonito”, de acordo com o próprio. Schoonderbeek também diz que a GroundFridge pode armazenar as mais variadas coisas, como por exemplo, queijos e vinhos. A geladeira também pode ser disfarçada facilmente no jardim dos seus donos, permitindo que as árvores e plantas cresçam à sua volta.

Embora essa geladeira subterrânea pareça apenas ter vantagens, ela tem um fator que pode fazer com que os potenciais compradores desistam de tê-la em sua casa. O preço da GroundFridge está entre 10 e 12 mil libras, o que equivale a algo em torno de 71 a 86 mil reais.

Fonte: Frigelar

Imagens: Frigelar, Hypeness

Esta mulher vendeu a casa para morar em um navio de cruzeiro de luxo, economizando enorme quantia por ano

Artigo anterior

Naves alienígenas podem ter visitado sistema solar, diz chefe do Pentágono

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido