Curiosidades

Como funciona o “canhão de pipoca” chinês?

Homem usando canhão de pipoca chinês
0

Esqueça as panelas de metal ou o micro-ondas, o canhão de pipoca chinês vai ser a forma mais inusitada de estourar milho que você vai ver hoje. Esse método incomum de cozinhar viralizou no YouTube quando um vendedor de rua mostrou seus truques para fazer pipoca com um equipamento diferente.

Na calçada, ele utiliza uma fonte de calor com chamas altas, enquanto roda um dispositivo que parece uma bazuca. Dentro, coloca um pouco de milho e gira durante alguns minutos. Em seguida, segura o equipamento e o pressiona até lançar uma bomba de pipoca fresquinha para os seus clientes.

Fonte: YouTube

O método certamente chama a atenção, principalmente pela naturalidade com a qual o vendedor manuseia seu canhão, produzindo as porções de forma rápida e aparentemente prática.

O canhão de pipoca chinês viralizou, e chamou a atenção dos produtores do programa norte-americano “Mythbusters”, da Discovery Channel. Eles testam diversos vídeos, teorias e equipamentos da internet, mostrando o que pode ser, ou não, um mito.

Intrigados pelo formato de cozinhar do vendedor chinês, eles resolveram testar a máquina, e explicar, na teoria, como ela deveria funcionar.

Como funciona o canhão de pipoca chinês?

Fonte: Amazon

No experimento, os apresentadores do Mythbusters utilizaram entre 2 e 3 xícaras grandes de milho de pipoca, incluindo um equipamento parecido com o que foi usado pelo vendedor de rua no vídeo original.

O formato anatômico de ‘bomba’ permite que o calor gere pressão, mas impede que o milho estoure até que ele seja liberado. Com o fogo e a temperatura crescente, os milhos começam a evaporar. No entanto, não se transformam pouco a pouco, como estamos acostumados.

No experimento para o programa de TV norte-americano, os apresentadores utilizaram um traje antibombas, e giraram o equipamento até ele atingir 1 Mpa (Mega Pascal), equivalente a 10,1970 kgf/cm².

Em seguida, ele puxa a alavanca, uma forma de empurrar a pressão para fora do canhão de pipoca chinês, dando a impressão de que os milhos saem como um “tiro”.

No vídeo original, o vendedor consegue um grande pote de pipoca, mas o experiente do Mythbusters foi um pouco diferente.

No episódio do programa, a equipe acaba com milhares de milhos espalhados e queimados. Alguns estouraram do jeito tradicional, mas a maioria permaneceu em seu aspecto natural.

O dispositivo usado no experimento era um pouco diferente do vídeo do vendedor de rua, que realizava o procedimento na horizontal, enquanto os apresentadores abriram a máquina na vertical, gerando uma grande explosão.

Internautas chineses

Fonte: YouTube

O episódio deste experimento foi ao ar no canal Chinese Central TV, ou CCTV, e causou certa revolta nos telespectadores nativos, especialmente pelos produtores darem a entender que o canhão de pipoca chinês é perigoso.

“Usando um traje antiexplosão? Os imperialistas dos EUA estão morrendo de medo!”, comentou um internauta chinês escreveu no Weibo, o Twitter chinês. Outra pessoa acrescentou: “Os americanos são uma piada”.

Aparentemente, os norte-americanos não foram capazes de reproduzir o canhão de pipoca chinês do jeito certo. Por isso, não conseguiram atingir o mesmo resultado que o vendedor de rua. No entanto, para a maioria dos usuários, esse dispositivo é familiar em seu dia a dia. Afinal, está presente em vários pontos da cidade, e não representa uma forma perigosa de estourar milho de pipoca.

Assim, mesmo que se pareça com uma “bomba em miniatura”, os chineses parecem ter dominado essa tecnologia, e preparam seus aperitivos com rapidez para vender nas ruas.

Talvez o segredo seja a tradição, ou utilizar o equipamento específico disponível apenas no país. Seja como for, é recomendável tomar cuidado ao manusear o canhão de pipoca chinês.

E se não tiver esse equipamento à disposição, pode optar pelos métodos tradicionais.

Fonte: Washington Post, TecMundo, YouTube

Imagens: Amazon, YouTube,

Quem é Ghanim Al Muftah, o influencer que apareceu na abertura da Copa do Catar

Artigo anterior

Pais que criam ”boas” crianças fazem essas 5 coisas, dizem psicólogos de Harvard

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido