Curiosidades

Como são formados os vulcões?

0

O nosso planeta é extremamente vasto e uma enorme caixinha de surpresas. Isso ninguém pode negar. Tudo o que compõe essa enorme esfera é fascinante, tanto quanto o resto do universo. Os eventos naturais que ocorrem por aqui nos deixam de cabelo em pé e intrigados. Vários deles nem conseguimos explicar e isso nos faz ir em busca de respostas em livros, jornais e artigos da internet. E falar de eventos naturais sem pensar no vulcões é algo quase impossível. Isso porque eles são estruturas que costumam chamar bastante a atenção das pessoas. Diversos estudiosos dedicam suas vidas em busca de explicações sobre.

Embora sejam extremamente fascinantes, os vulcões são também bastante assustadores, não é verdade? Eles podem ser encontrados em algumas partes do mundo. Além disso, podem ainda ser encontrados em outros planetas do Sistema Solar. E foi pensando um pouco sobre isso, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou como os vulcões se formam. Mas, antes disso, é preciso entender um pouco sobre outros assuntos. Então, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Como os vulcões são formados?

Magma

Antes de entender como os vulcões se formam, precisamos relembrar algumas coisas. Uma delas é sobre o magma, que é formado por uma mistura de rochas em estado variável de fusão, com materiais voláteis. Na maior parte das vezes, é o silicato exposto à alta pressão e temperatura. Essa temperatura pode variar de 700 a 1300 graus Celsius. A formação do magma acontece de forma gradual, por causa das rochas que possuem minerais com diferentes pontos de fusão.

O magma fica então abaixo da superfície da terra e se acumula nas chamadas câmaras magmáticas. Essas podem ficar entre 15 a 150 km de profundidade. Estudiosos acreditam que ele também pode ser encontrado nos outros 3 planetas rochosos do Sistema Solar. Quando esse magma solidifica no interior da terra, ele dá origem ao que chamamos de rochas ígneas. Dependendo de como ocorre o esfriamento, elas podem apresentar um aspecto mais fino ou grosseiro.

Placas tectônicas

É preciso entender sobre isso antes de saber como se formam os vulcões. Bem, as placas tectônicas são enormes blocos rochosos semirrígidos que integram a crosta terrestre. O planeta é dividido em 52 placas tectônicas, onde 14 são as principais e 38 as menores. Existem basicamente 3 tipos de placas: As Oceânicas, que são encontradas no assoalho oceânico; as Continentais, que podem ser encontradas debaixo dos continente e as Oceânicas Continentais, que ficam entre o continente e o assoalho oceânico.

O manto da Terra é composto por magma e as placas tectônicas ficam localizadas acima do magma. Devido à alta temperatura dele, essas placas começam a se movimentar. Esses movimentos ocorrem no limite entre as placas.

Formação de vulcões

Quando as placas tectônicas se chocam, ocorrem terremotos e outros eventos, como o surgimento de vulcões que se formam nas margem dessas placas. Com o movimento das  mesmas, o magma encontra abertura para subir até a superfície. Isso faz com que o solo fique bastante deformado. Após passar pelas placas, caso o magma não encontre uma saída, ele se reserva em um lugar e após ficar muito cheio, precisa ser esvaziado. O solo em torno dos Vulcões costuma ser muito fértil, por isso é utilizado para agricultura. Nesse solo é possível encontrar magma resfriado.

Os ciclos tectônicos permitem o surgimento dos vulcões. Eles têm ainda a duração de 300 milhões de anos, assim definindo ainda o tempo de atividade vulcânica, após o fim de um ciclo, após milhões de anos um novo pode começar. No Brasil, há muito tempo, existiam alguns vulcões que ocuparam território na Amazônia até Santa Catarina. Recentemente, descobriram um vulcão inativo m Nova Iguaçu, cidade do estado Rio de Janeiro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Estudo mostra o que diferencia os ultra corredores dos demais atletas

Matéria anterior

10 celebridades que foram banidas de países

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos