Curiosidades

Estudo mostra o que diferencia os ultra corredores dos demais atletas

0

Já é comprovado cientificamente que a prática de exercícios prolongam a vida e aumentam a qualidade de vida. Com a correria do dia a dia, é entendível que nem todo mundo tenha tempo ou disponibilidade para frequentar uma academia regularmente ou praticar algum esporte. Mas isso não deve ser desculpa para você não dar mais atenção à sua saúde.

Quando nós, meros mortais, conseguimos enfrentar uma maratona, por exemplo, já consideramos isso uma grande conquista. E para conseguir realizar essa tarefa temos que ter um foco bem grande. Então qual será a mentalidade que os ultra corredores tem quando completam corridas que vão bem além dos 100 quilômetros?

Foi feita uma pesquisa com 56 corredores de elite que participaram da corrida de resistência de 160 quilômetros da Hawaiian Ultra Running Team 2019 (HURT100). Os pesquisadores fizeram uma série de perguntas, com o objetivo de medir a resistência mental e a autoeficácia.

Ultra corredores

Por mais que os resultados dos questionários não tenham mostrado nenhuma ligação com a posição que os corredores ficaram na corrida, eles mostraram que os ultramaratonistas pareciam ter uma resistência mental maior do que os atletas de outros esportes.

“Nossa interpretação é que esses resultados, tomados em conjunto, sugerem um limite de resistência mental que os performers exigem para serem capazes de se preparar e competir em eventos de ultramaratona de elite, como o HURT100. Uma vez que esse limite de resistência mental seja alcançado, outros fatores provavelmente terão mais influência na determinação do desempenho da ultramaratona de nível de elite”, escreveram os pesquisadores em seu artigo.

Os pesquisadores descobriram que a resistência mental e autoeficácia estão intimamente relacionadas. Isso porque, ambas contribuem para uma perspectiva mental positiva.

No entanto, eles sugerem que pode existir alguma atitude mental e força necessária para se envolver nesses tipos de eventos de resistência. Mas as qualidades físicas e outros fatores assumem o controle quando se trata das posições finais reais.

Pesquisa

Esse mesmo conjunto de pesquisa tinha sido usado no ano passado com outros esportes. Por conta disso, os pesquisadores conseguiram mostrar que os competidores da ultramaratona tinham mais resiliência mental do que os atletas que praticam outros esportes, como por exemplo, hóquei, tênis, futebol, artes marciais e atletismo.

Contudo, a amostra foi relativamente pequena e os indicadores autorrelatados nem sempre são os mais precisos. Por isso, resultados mais detalhados podem ser fornecidos tendo uma amostra maior e tendo o questionário adaptado especificamente para a corrida em ultramaratona.

Levando em conta a duração das ultramaratonas e todo o trabalho que os corredores podem começar a ter no corpo, como por exemplo, náuseas, bolhas, dores musculares e mais outras coisas, a necessidade de uma mentalidade centrada faz sentido.

Segundo estudos anteriores, existe um limite para  que o corpo possa suportar. E uma vez que se começa a  empurrar contra esse limite, o custo físico e mental pode aumentar rapidamente.

Uso

A equipe por trás do estudo espera que ele seja útil tanto para os atletas como para seus treinadores. E que ele lhes dê uma ideia melhor do estado de mente necessária para ser um corredor de ultramaratona.

“Nossa pesquisa tem implicações práticas para os atletas. Se eles desejam aumentar sua resistência mental ou saber o que é necessário para correr em um evento de ultramaratona”, disse um dos autores do estudo, Kendall George, da University of the Sunshine Coast, na Austrália.

“Ter conhecimento avançado dos mecanismos que sustentam a resistência mental, como a autoeficácia, também pode ajudar os psicólogos e técnicos do esporte a criar programas de treinamento mais eficazes e direcionados”, concluiu.

O que aconteceu com o elenco de A Feia Mais Bela?

Matéria anterior

Como são formados os vulcões?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.