Curiosidades

Confira os malefícios da maconha, seus efeitos e dependência

0

O debate acerca dos benefícios e malefícios da maconha vem se intensificando nos meios de comunicação e na comunidade acadêmica.

Embora essa substância seja amplamente consumida em muitos países, principalmente entre os jovens, devido à sensação de prazer que ela pode proporcionar, muitas pessoas não estão cientes dos diversos malefícios que pode causar à saúde.

Nesse caso, é fundamental conhecer mais sobre esses efeitos opostos, e se atentar a eles antes de qualquer uso.

Via Flickr

Afinal, quais os malefícios da maconha?

Os malefícios da maconha podem ser imediatos ou a curto, médio e longo prazo.

Entre os principais efeitos negativos a curto prazo, destacam-se a taquicardia, a boca seca e a perda de memória recente, além da falta de atenção, a sonolência, as náuseas e os vômitos.

Embora possa proporcionar uma sensação inicial de prazer e bem-estar, o uso contínuo e a dependência podem levar à perda de controle sobre a vida e a uma série de efeitos negativos.

A longo prazo, o uso da maconha pode levar à infertilidade causada por alterações hormonais. Também está associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas, conforme indicam estudos científicos.

A dependência química é considerada um dos principais malefícios da maconha. Isso porque é uma doença crônica que pode gerar uma série de complicações para a saúde e problemas sociais.

Além disso, o consumo da substância pode estar associado a doenças pulmonares, transtornos mentais, alterações cerebrais e câncer, entre outros problemas.

Veja mais detalhes sobre alguns dos prejuízos mais significativos:

Redução da energia e da motivação

Via Pixabay

O uso da maconha pode levar a uma redução de energia e motivação, o que muitas vezes resulta em apatia, desmotivação, incapacidade de sentir prazer e falta de perspectiva de futuro.

Essa condição pode levar o indivíduo a perder o interesse em outras atividades da vida e limitar suas relações ao consumo da substância.

Esse é um dos principais malefícios da maconha, pois prejudica significativamente a realização das atividades diárias, impactando negativamente no ambiente de trabalho e nas relações sociais.

Perda de memória

Pessoas próximas de usuários de maconha geralmente conhecem os efeitos da droga no cérebro, incluindo as dificuldades de memória durante o consumo.

A memória de curto prazo, responsável por armazenar informações recentes, é a mais afetada pelo uso da maconha. Vários estudos buscam entender as razões por trás desse efeito no cérebro.

Estudos sugerem que o consumo de maconha durante a fase em que o cérebro ainda está em desenvolvimento pode levar à morte de neurônios, prejudicando o desenvolvimento saudável e causando sérios problemas de memória.

Náuseas e perda de peso

Nos últimos anos, o aumento do consumo de maconha tem levado a uma maior incidência de sintomas específicos relacionados ao uso dessa substância. Isso inclui a síndrome de hiperemese por canabinoides, que vem se tornando cada vez mais comum.

A síndrome de hiperemese conta com vômitos e enjoos recorrentes, além de dores abdominais intensas que levam os pacientes a procurarem ajuda médica.

Além disso, estudos têm investigado a capacidade da maconha de afetar o peso corporal, observando que, embora aumente a fome (o chamado “efeito larica”), ela pode auxiliar na manutenção ou perda de peso.

Via Pixabay

Dependência

A dependência é o maior dos malefícios da maconha. Aqueles que usam a substância de forma dependente apresentam sintomas que variam de acordo com a frequência e quantidade consumida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o potencial de dependência da maconha é considerado leve ou moderado.

No entanto, estudos indicam que há uma maior probabilidade de desenvolver dependência associada à quantidade de THC presente na substância.

A maconha é considerada uma substância com potencial para vício, o que exige cuidado em seu uso, pois pode levar a pessoa a perder o controle de todas as áreas de sua vida e prejudicar sua saúde física e mental.

 

Fonte: Grupo Recanto

Imagens: Pixabay, Pixabay, Flickr

Por que existem espelhos nos elevadores?

Artigo anterior

Francesa com recorde de mulher mais velha do mundo pode ter mentido sua idade

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido