Curiosidades

Por que existem espelhos nos elevadores?

0

Um dos meios de transporte que as pessoas mais usam é o elevador. E talvez justamente porque ele é tão presente no dia a dia que as pessoas não se perguntam algumas coisas sobre ele, como por exemplo, por que existem espelhos dentro dos elevadores? Muitos podem achar que eles estão ali para que as pessoas se olhem, mas essa não é a verdadeira razão.

A resposta para a pergunta não é única. Na realidade, são quatro motivos. O primeiro deles é com relação à acessibilidade, ajudando os cadeirantes a entrar e sair do elevador. Eles também ajudam a diminuir a sensação de claustrofobia, o que passa uma segurança maior para os passageiros que, através dos espelhos conseguem ver toda a cabine. Além é claro de também ser uma distração já que as pessoas podem se olhar ao invés de só olharem para o chão.

Cada um desses pontos tem mais detalhes.

Espelhos nos elevadores

Acessibilidade

Sete servic

É acreditado que foi no Japão que os espelhos foram colocados no elevador pela primeira vez com o objetivo de ajudar na acessibilidade. Isso porque, mesmo que o elevador em si seja um recurso de acessibilidade para os cadeirantes, o tamanho dele pode não ser suficiente para que uma cadeira de rodas gire dentro dele.

Por conta disso, os espelhos ajudam uma pessoa na cadeira de rodas a retornar para dentro ou para fora do elevador sem que precise virar. Isso evita acidentes e faz a vida de qualquer pessoa com deficiência mais fácil.

Diminuir claustrofobia

Sete servic

Muitas pessoas se sentem claustrofóbicas dentro de um elevador. Até porque o espaço é pequeno, com isso, a pessoa não sabe o que está acontecendo no mecanismo para fazer ele subir, o que pode dar uma falta de ar, e tudo isso é motivo para que esse tipo de ansiedade em lugares pequenos comece.

O que muitas pessoas não sabem é que os espelhos ajudam a diminuir essa ansiedade. Isso porque eles dão uma sensação de que o elevador tem mais espaço, o que por sua vez diminui a sensação de “estar preso”.

Sensação de segurança

Depositphotos

Além da claustrofobia, as pessoas podem não se sentir seguras quando estão dentro de um elevador. E nisso os espelhos também ajudam. Até porque, com eles colocados, quem está dentro do elevador consegue ver o que o resto das pessoas está fazendo.

Por conta disso, se acontecer algum roubo ou tentativa de assalto, os espelhos podem ajudar a prevenir.

Distração 

Jornal ciência

Esse talvez seja o único motivo que as pessoas pensem. Quando os prédios grandes começaram a ser construídos e usados, as pessoas começaram a reclamar da lentidão dos elevadores para chegar em algum andar. Por isso que os engenheiros começaram a trabalhar em elevadores mais rápidos e seguros. No entanto, na época o custo era muito alto e inviável.

Com isso foi preciso pensar em uma outra solução. Eles então fizeram uma pesquisa com os passageiros e viram que na percepção das pessoas, os elevadores eram mais lentos do que elas achavam.

Isso acontecia porque quem estava dentro do elevador não tinha nada para fazer a não ser olhar para a parede e pensar sobre coisas como o quão seguro realmente era o elevador, e quais eram as chances de ele cair.

Foi então que eles pensaram em instalar espelhos para dar às pessoas outras coisas para pensar além de um possível perigo. E com os espelhos, quem estava dentro do elevador se distraía e não ficava mais preocupado se o elevador cairia ou não.

Os espelhos foram uma maneira barata de distração das pessoas que, com eles nos elevadores, eram menos propensas a reclamarem do tempo que ficavam dentro dele.

Fonte: Meu elevador

Imagens: Sete servic, Depositphotos, Jornal ciência

Ranking internacional tem picanha brasileira como 2º melhor prato das américas

Artigo anterior

Confira os malefícios da maconha, seus efeitos e dependência

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido